Segundo o comandante do Gepa, Robson Pires, essa ação é feita tanto em escolas particulares, como em instituições de ensino da rede pública. Além das palestras, os agentes realizam atividades educativas e fazem exposição sobre espécies da fauna nativa.
O programa de educação ambiental utiliza animais empalhados, cedidos pelo Museu de Ciência Natural da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os alunos são apresentados ao ouriço-cacheiro, porco-do-mato, macaco, mico, coruja, sariguê, tucano, papagaio, preguiça, cutia, cágado, tatu, jaguatirica, raposa, cachorro-do-mato, tamanduá-mirim e cobras.
“Nas palestras, aproveitamos para falar dos animais e da importância deles para o equilíbrio do meio ambiente. Levamos os animais empalhados da fauna silvestre de Salvador e do Brasil, e também cobras vivas. Apresentamos um pouco do nosso conhecimento sobre a fauna, que é o elemento mais afetado no município, além de falar da captura de animais silvestres, da morte e da destruição destes animais”, disse Pires.
O comandante lembrou ainda que este tipo de conhecimento é de vital importância principalmente para as crianças. “Fazemos esta ação para os alunos de 2 aos 12 anos, que interagem com a gente e, a partir disso, a gente vê que realmente esse trabalho da GCM de proteger o meio ambiente vale à pena. As gerações futuras é que vão proteger o meio ambiente. E nós temos a obrigação de dizer como proteger”.
Solicitação – O programa de educação ambiental nas escolas da Gepa existe há quatro anos. A participação pode ser solicitada pelas secretarias das unidades de ensino através do e-mail gabinete.gms@ salvador. ba. gov. br.
Atuação – Hoje, 50 agentes compõem a equipe de guardas que atuam no Gepa. Eles trabalham na fiscalização ambiental e na observação de crimes ambientais, além do resgate de animais silvestres.
Em casos de denúncia ou solicitação de resgate de animal silvestre, a população pode entrar em contato com a Central de Operação da GCM, através do telefone (71) 3202–5313. O serviço funciona 24h.
Foto: Bruno Concha/Secom