A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) realizou neste sábado (3/9) a segunda etapa do Mutirão Auxílio Brasil. A ação teve início na semana passada, com intuito de antecipar o atendimento das famílias que estavam com agendamento para fazer a inclusão no Cadastro Único (CadÚnico). Os acolhimentos aconteceram no prédio da Sedes e no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat). No total, mais de 450 pessoas foram cadastradas.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, explicou que devido a grande adesão da população ao mutirão, foi necessário realizar mais uma etapa. “Na semana passada atendemos mais de 500 pessoas, e por conta da demanda, realizamos essa nova etapa hoje, para concluir os atendimentos. Graças a Deus, o dia foi tranquilo, a equipe atendeu a todos e o nosso sentimento é de dever cumprido”, disse.
A coordenadora do CadÚnico, Iracema Costa, pontuou que o mutirão alcançou seu objetivo. “O saldo desta ação é muito positivo, pois tínhamos um número considerável de agendamentos e nessas duas etapas do mutirão conseguimos dar celeridade ao processo de cadastramento dessas famílias”, falou.
Morador de Barra do Pojuca, Gilson Tavares comemorou por ter conseguido fazer o cadastro. “Eu tava agendado para novembro, como teve o mutirão eu vim logo fazer. Estou desempregado, faço bico, tenho uma filha pequena e se eu conseguir o auxilio, será uma grande ajuda”, explicou.
A dona de casa Maria Marcilene parabenizou o atendimento. “Peguei a senha no sábado passado para hoje, cheguei e o pessoal orientou direitinho e nem demorou. Agora é esperar para ver se serei contemplada” , ressaltou.
O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um sistema que absorve dados e informações de famílias para fins de inclusão em programas de assistência social, são exemplos: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); Benefício de Prestação Continuada (BPC); Tarifa Social de Energia Elétrica; Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida); Sistema de Seleção Unificada – Sisu/Lei de cotas; Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos; Isenções na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Plano Progredir – Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado; Ação de Distribuição de Alimentos (ADA); e Carteira do Idoso.
Foto: Adeilson Carvalho