A secretária agrária nacional do PT e candidata a deputada federal, Elisângela Araújo, participou de encontro nesta quarta-feira (14) com o candidato a presidente Lula e entregou a carta-compromisso dos povos dos campos, das águas e das florestas. O documento apresentado pelo Campo Unitário formado por movimentos sociais e pelo PT apresenta uma série de medidas a serem tomadas pelo próximo governo federal, principalmente, relacionado a produção de alimentos saudáveis com base agroecológica visando a soberania e a segurança alimentar e nutricional e a sustentabilidade ambiental.
“A atual situação de violação de direitos, de falta de políticas públicas e perda da soberania nacional só pode ser superada com a força e a organização do povo”, disse Elisângela. O presidente Lula assumiu o compromisso e falou da importância da agricultura familiar e camponesa. “A política de segurança e soberania alimentar foi abandonada, os estoques reguladores de alimentos foram desmantelados, somado a uma política de desvalorização cambial e alta da inflação do preço de alimentos”, disse.
“Para enfrentar a fome no nosso país e o agravamento da crise social, precisamos retomar uma ampla política de geração de empregos, um programa de políticas públicas sociais e uma política efetiva de produção de alimentos”, completou Elisângela.
Cooperativismo – Após o encontro, o presidente Lula se reuniu com mais de 900 cooperativas e se comprometeu em fortalecer a economia do Brasil e no trabalho do nosso povo.
“Precisamos eleger muitas deputadas e deputados do nosso time, para mudarmos as coisas no Congresso Nacional. Se tudo que a gente tem que mudar, precisa de uma lei, precisamos ter maioria lá também. E essa é uma responsabilidade do povo”, disse.
Elisângela que também esteve no encontro se comprometeu em fortalecer as cooperativas baianas e lutar por políticas públicas para a geração de emprego e renda na Bahia.
Foto: divulgação