Em evento online realizado na tarde desta quinta-feira (15), o Sebrae Bahia anunciou os vencedores da etapa Bahia na 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reconheceu o trabalho de profissionais da comunicação que ampliaram a voz de empreendedores baianos, pautando e transformando os pequenos negócios em grandes notícias.
A Bahia foi o estado do Norte/Nordeste com maior o número de trabalhos inscritos nesta edição, totalizando 62 nas categorias Foto, Vídeo, Áudio e Texto. Foram matérias sobre diversos temas, como empreendedorismo feminino, agronegócio, festejos juninos, empreendedores de áreas periféricas, dentre outros.
Durante a transmissão, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a importância da imprensa na disseminação de boas práticas empreendedoras e na divulgação de negócios de sucesso que servem como inspiração para novos empreendedores.
“Entendo a importância da participação tanto quanto a de vencer. Fico muito feliz em saber que a Bahia foi um destaque a nível nacional com a participação de todos vocês. Evidente que o trabalho do Sebrae seja importante para os micro e pequenos negócios, mas com a possibilidade de contar com o apoio da imprensa, divulgando e fazendo chegar as informações à toda nossa classe empresarial, torna esse benefício ainda maior”, disse, reafirmando o papel dos profissionais da comunicação no ecossistema empreendedor baiano.
Também participante do evento, João Gomes, gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, área responsável pela organização do Prêmio, parabenizou os finalistas e endossou sobre a importância de ter a imprensa como parceira da entidade.
“Quero parabenizar a todos os veículos de comunicação. Primeiro, pelo mérito de se fazer jornalismo, que é tão importante para a democracia e para o nosso dia a dia, em especial ao jornalismo voltado para o empreendedorismo, pois é fundamental que as pessoas tenham acesso às informações e possibilidades, inclusive positivas, de empreender. Fazer um trabalho que proporcione essa condição e leve as pessoas às mais diversas plataformas é um mérito muito grande”, reforçou.
Fizeram parte do júri desta edição a jornalista e representante do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Jaciara Santos; o diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leonardo Costa; e a jornalista e analista técnica de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, Vanessa Câmera, que se debruçaram, durante os últimos meses, na análise cuidadosa de todos os trabalhos inscritos.
Os vencedores em 1º lugar de cada categoria levaram um iPhone, uma bolsa no seminário Empretec 2023 e certificados para toda a equipe envolvida no trabalho, além do troféu especial da edição. Os 2º e 3º lugares receberão certificado de finalistas. A live contou com a apresentação da jornalista Wilde Barreto.
Confira os vencedores:
Categoria: Foto
1º lugar
Veículo: Correio*
Profissional: Sora Maia
Trabalho: A Cachaça que Jorge Amado não Tomou
Categoria: Vídeo
1º lugar
Veículo: TV Bahia
Profissional: Jade Coelho e equipe
Trabalho: Empreendedorismo e mudança de vida
2º lugar
Veículo: TV Bahia
Profissional: Jade Coelho e equipe
Trabalho: Mães superam dificuldades com investimentos no empreendedorismo
3º lugar
Veículo: TV Bahia
Profissional: Georgina Maynart e equipe
Trabalho: Reviravolta no sertão: de vaquinha em vaquinha um sonho se ergue
Categoria: Áudio
1º lugar
Veículo: Rádio Educadora
Profissional: Thaís Seixas
Trabalho: Empreendedores Juninos
2º lugar
Veículo: Rádio Educadora
Profissional: Susana Lima
Trabalho: Empreendedores Subúrbio
3º lugar
Veículo: Acorda Cidade
Profissional: Andrea Trindade
Trabalho: Fernando do Coco: o carregador de frutas que se tornou líder no mercado de cocos em Feira
Categoria: Texto
1º lugar
Veículo: Jornal Correio*
Profissional: Priscila Natividade
Trabalho: Startups Maduras
2º lugar
Veículo: G1 Bahia
Profissional: João Souza
Trabalho: Criatividade, desafios e resultados: microempreendedores do subúrbio de Salvador criam alternativas no mercado de trabalho
3º lugar
Veículo: Jornal Correio*
Profissional: Jorge Gauthier
Trabalho: Crossfit, mulheres, empreendedorismo e machismo
Foto: divulgação