Empresários baianos atendidos pelo Sebrae por meio dos projetos de leites e derivados conquistaram 16 medalhas no 2º Concurso Mundial do Queijo Brasil 2022, que aconteceu em São Paulo no último final de semana. O Sebrae Bahia viabilizou a participação e presença de 12 empresários de diferentes regiões do estado neste concurso por conta dos excelentes resultados alcançados durante o XVI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), que aconteceu em julho, em Vitória da Conquista. Ao todo, os empresários baianos conquistaram 20 medalhas no concurso.
Para a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Célia Fernandes, trata-se de uma conquista significativa para o segmento e para o estado. “A Bahia já vinha evidenciando todo o seu potencial na produção de queijos de qualidade e estas conquistas reafirmam que estamos no caminho certo, com o fomento à agregação de valor, sendo um dos eixos a produção artesanal”, destacou.
O empresário Jair Novaes, de Caetité, município do sertão baiano, conquistou uma medalha de ouro, com o Queijo Manga Rosa, e outra de bronze, com o Azulzinho do Sertão. Ele possui uma pequena queijaria artesanal, chamada Queijaria Tradição. Ele destaca que a sua relação com o Sebrae é recente, mas já lhe trouxe bons resultados. “Consegui ter acesso a mais informações e pude participar do concurso do ENEL, na Bahia, e desse mundial, em São Paulo. Só que não para por aqui, a gente quer ir além. Esse reconhecimento é muito bom em termos de vendas e produção pois, aos poucos, a gente está tendo uma aprendizagem com outros queijeiros”, reconheceu.
Já a empresária Mirian Nogueira Aquino, que produz queijo artesanal em Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, conquistou três medalhas, duas de bronze e uma de prata. “Agradeço a Deus, meus clientes, familiares e amigos e ao Sebrae por ter reconhecido em mim o potencial para participar desses concursos e ter possibilitado a minha vinda para São Paulo, junto com a Prefeitura de Itamaraju. Neste Mundial pude viver a mais rica experiência da minha vida”, celebrou Mirian, que, há 30 anos, melhorou seu processo produtivo, conquistou novos clientes e expandiu a empresa que leva seu nome: Produtos Mirian Laticínios em Geral e Queijaria Artesanal.
Convidada para representar a Bahia no quadro de jurados, a analista técnica da Coordenação de Agronegócios do Sebrae Bahia e secretária executiva da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite, Juliana Antunes Faria, frisou que essas premiações fazem com que o estado passe a ser reconhecido como produtor de queijos e produtos lácteos de qualidade. “As medalhas trazem valorização aos produtos, ajudam na promoção e no marketing, além de ser um incentivo para os produtores buscarem a regularização de suas queijarias para acessarem novos mercados”, concluiu. Juliana também atuou como comissária geral e presidente de mesa do Concurso Nordestino de Queijos e Produtos Lácteos do XVI ENEL que, por meio do Concurso Nordestino de Queijos e Produtos Lácteos, premiou 47 produtos da Bahia.
Ao todo, o 2º Concurso Mundial do Queijo Brasil 2022 recebeu 1,133 mil inscrições de 11 países: Brasil, Brasil, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales. Os Produtos foram avaliados por 180 jurados nacionais e internacionais.
Veja aqui os empresários e empresárias medalhistas da Bahia
Empresária: Ana Paula Brito Costa
Produto: Queijo tipo Brie Beija Flor
Medalha: Prata
Região: Guanambi
Empresário: Carmito Júnior
Produto: Requeijão Baiano
Medalha: Bronze
Região: Candiba
Empresário: Felipe Cunha
Produto: Bande de Trèfle
Medalha: Bronze
Região: Ibicoara
Empresário: Gildemario Carneiro de Oliveira
Produto: Ambrosia da zeza
Medalha: Bronze
Região: Nova Fátima
Empresário: Jair Novais
Produto: Manga Rosa
Medalha: Ouro
Produto: Azulzinho do Sertão
Medalha: Bronze
Região: Caetité
Empresário: João Antônio Aguiar Barbosa
Produto: Queijo Artesanal Bento Barbosa
Medalha: Bronze
Região: Ibicoara
Empresário: João Campos
Produto: Coração do Massapê 45 dias
Medalha: Ouro
Região: Santonópolis
Empresário: José Ângelo de Oliveira Araújo
Produto: Muçarela Maria Bonita
Medalha: Prata
Região: São Domingos
Empresário: Lívio Mascarenhas
Produto: Iogurte de Licuri Artesanal
Medalha: Bronze
Produto: Iogurte de Maracujá Artesanal
Medalha: Prata
Produto: Iogurte de Umbu Artesanal
Medalha: Bronze
Região: Tanquinho
Empresária: Mirian Nogueira Aquino
Produto: Requeijão fundido com Raspa de Tacho
Medalha: Bronze
Produto: Manteiga de Pote
Medalha: Bronze
Produto: Muçarela Lapinha
Medalha: Prata
Região: Itamaraju
Empresária: Monique Gomes
Produto: Queijo Limoeiro Coalho Maturado
Medalha: Bronze
Região: Amargosa
Empresária: Stephane Aebischer
Produto: Santo Uguzon
Medalha: Prata
Região: Morro do Chapéu
Empresário: Urbano Marcilio Faria Brandão
Produto: Queijo Pingado 180 dias
Medalha: Bronze
Produto: Queijo Sincoraa da Serra 180 dias
Medalha: Prata
Produto: Queijo Sincoraa da Serra 45 dias
Medalha: Bronze
Região: Ibicoara
Ascom/Sebrae
Foto: divulgação