Alunos do Parque Social visitam exposições na Caixa Cultural

Um mergulho em um acervo artístico que destaca as belezas de Salvador movimentou a tarde de 20 participantes do projeto Jovens Monitores de Turismo, desenvolvido pelo Parque Social, que visitaram a Caixa Cultural, no Centro, nesta sexta-feira (17). A ação é uma parceria entre o Parque Social e a Caixa Cultural Salvador, por meio do programa Educativo Caixa Gente Arteira, e acontecerá também nos próximos dias 28, 29 e 30.

A programação da galeria inclui exposições, oficinas e programas educativos voltados para todo público. Na tarde de hoje, a turma conferiu diversas obras dos artistas Eliana Kertész, Carybé, Marcelino Dias, Luiz Neto, Pedroso, Tatti Moreno, Antonello L’Abbate, Deraldo, Lucia Matos, Itamar Espinheira, Rescala, Ronaldo Martins e Emanuel Araújo, presentes na mostra Metade Paisagem, Metade Poesia.

A orientadora do Jovem Monitor de Turismo, Flávia Souza, falou sobre a importância da visitação dos jovens ao acervo cultural. “Nosso projeto visa capacitar jovens em vulnerabilidade social para serem monitores de locais como a Caixa Cultural. Essa oportunidade de visita à exposição é maravilhosa, pois, além de conhecerem a rotina de uma instituição cultural, eles vão poder ampliar o olhar sobre o universo do conhecimento”.

Os alunos ainda puderam ter a oportunidade de conhecer o acervo histórico de peças encontradas na Salvador do século XVIII, chamado “Sítio Arqueológico”, e que contém uma maquete estrutural alusiva à casa de orações dos Jesuítas, obra do artista Fábio Ferrer.

Participante do projeto, Ivini Adriele Souza, de 18 anos, disse estar sendo uma experiência incrível a sua primeira vez no museu. “Eu confesso que não tinha conhecimento de um acervo cultural tão rico como esse aqui em Salvador. Está sendo maravilhosa essa experiência para mim, que sou apaixonada pela arte e cultura da cidade”.

Já a colega Larissa dos Santos, de 17 anos, disse que todas as suas expectativas em relação à mostra cultural foram superadas. “Eu amo museu e foi ótimo poder conhecer mais sobre arte, cultura e a inclusive a história de artistas. Eu sou apaixonada pelas obras de Carybé e penso em, futuramente, poder contribuir ainda mais com a história cultural da minha cidade”, declarou.

Foto: Secom Otávio dos Santos – PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *