O futebol mexe com a vida das pessoas: alegria; festa; emoção; jogadas excepcionais; torcida e muitos gols. E nesse contexto ainda tem gente que ganha dinheiro vendendo água, cerveja, churrasco, pastel, suco e muito mais. Ah, não posso deixar de citar a organização das competições: se ela não for séria, nada vai a frente e o que seria a festa do futebol, se tornaria um pesadelo com momentos de muita frustração.
Mas na Liga São Mateus de Alagoinhas, o futebol é levado a sério. Na verdade, é uma verdadeira equipe comandada por Normando Fernandes, o famoso Pingo de Alagoinhas que faz os jogos acontecerem com toda emoção e respeito que o povo merece. Também fazem parte da diretoria da Liga: Érica; Marcicleide; Rafaela; Patricia; Rose; Pita e dona Marinalva que comanda Pingo (Sem o apoio dela, Pingo não vai pra lugar nenhum).
E para premiar a festa do futebol de Alagoinhas, neste domingo (16), às 10h30, acontece a grande final da 9ª Copa de Veteranos, disputada na Urbis 3, envolvendo Santa Terezinha x Riacho Da Guia, um duelo de gigantes. Antes, às 8h30, R10 x Assata lutam pelo terceiro lugar da competição. Para chegar a esse momento, as equipes tiveram muito trabalho nas semifinais e os resultados foram apertados: Riacho Da Guia 2×0 Assata e Santa Terezinha 1×1 R10 (pênaltis Santa Terezinha 6×5 R10). Os principais artilheiros do campeonato são, Adalsígio do Riacho da Guia com 7 Gols e Luiz Carlos, do Santa Terezinha com 6 Gols.
A Copa de Veteranos de Alagoinhas faz história porque a valorização das pessoas existe e a participação popular se torna uma constante, desde o campo lotado de torcedores até os atletas que já passaram por grandes clubes de dentro e de fora do estado como é o caso de: Fausto (Bahia, Atlético, Fluminense de Feira e Bahia de Feira); Renna (Catuense, Bahia e Atlético PR); Rogério (Atlético de Alagoinhas e Galícia); Ivan (Atlético); Aloísio (Catuense, Atlético de Alagoinhas e Fortaleza).
Foto: divulgação