Um acidente envolvendo duas carretas, um carro de passeio e três vítimas, uma delas necessitando de socorro através do Grupamento Aéreo (Graer) da PMBA. Esse foi o cenário da 5a edição do simulado envolvendo ocorrências com produtos perigosos realizado na manhã desta segunda-feira (31) às 10h, em Simões Filho. A atividade faz parte do Curso de Operações em Emergências com Produtos Perigosos (COEPP) realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
“Essa é uma atividade que envolve vários outros órgãos além do Corpo de Bombeiros. O cenário é o mais próximo da realidade possível para que eles possam colocar em prática aquilo que aprenderam na teoria de forma extremante profissional. Aqui eles fazem todas as ações de gestão de emergências através do sistema de comando de incidentes, montagem das zonas de trabalho, identificação qualificada do produto perigoso, salvamentos e descontaminação de vítimas”, explicou o major BM Allan Guanais, instrutor-chefe do curso.
O curso é essencial para que os novos especialistas saibam atuar de forma rápida, precisa e com todo cuidado necessário, ocorrências com produtos perigosos, salvaguardando vidas e mitigando os danos com a natureza. Vinte e oito militares estão realizando o COEPP.
Ascom: CBM
Foto: divulgação