Cachoeira sanciona Plano Municipal de Educação Antirracista

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), sancionou, nesta sexta-feira (25), o Plano Municipal de Educação Antirracista. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Esta atividade faz parte das ações do Novembro Negro.

O pioneiro projeto foi aprovado pela Câmara local. E elaborado por Eliana Gonzaga em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, sob o comando de Roberto Franco.

O Plano Municipal de Educação Antirracista foi inspirado na Lei Federal nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e incluiu nos currículos das redes de ensino, de forma transversal, a obrigatoriedade da presença da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

“Estou muito feliz e honrada por sancionar o Plano de educação Antirracista. Este é um momento muito importante para a nossa cidade. Infelizmente, os estudantes brasileiros sempre aprenderam a nossa história através do olhar dos colonizadores. Pois, na realidade, este marco legal não é aplicado de forma sistêmica nas redes de ensino, sejam públicas ou privadas. Mas, a partir de agora, os estudantes de toda a rede municipal de ensino de Cachoeira terão acesso a esses conteúdos que valorizam nossa cultura e ancestralidade”, disse Eliana Gonzaga.

Prêmio

No dia 30 de novembro, Eliana Gonzaga estará no Rio de Janeiro, pois o Plano Municipal de Educação Antirracista é um dos três finalistas do Prêmio Espírito Público, promovido e apoiado, dentre outros, pela Fundação Lemann, república.org, Instituto Humanize, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Columbia Golbal Centers e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Cachoeira é o único município do Brasil finalista e concorre com um projeto do Ministério da Saúde e outro do Detran do Distrito Federal.

Ascom/Pref. de Cachoeira

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *