O tema da Saúde Mental ainda é um estigma na sociedade e para que esse assunto deixe de ser um tabu, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realiza, até o dia 27 de janeiro, a Semana da Saúde Mental na Infância: Brincando em Família, em alusão ao Janeiro Branco, com o tema “Eu e meu filho: um projeto de vida”. A ação, que começou nesta segunda (23) no CRAS de nova Brasília, conta com participação do Conselho Tutelar e acontece em todos CRAS do município.
A coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da SEMAS, Rita de Cassia Cerqueira, informou que a campanha de conscientização é direcionada aos pais, “para que possam prestar mais atenção nos seus filhos, a fim de observá-los melhor, e perceber se há alguma mudança de comportamento, se estão mais agressivos ou melancólicos, por exemplo”.
Romário de Santana, que é autônomo e mora na Baixa da Santinha, disse que seu filho sempre está presente nas atividades do CRAS, mas que, dessa vez, ele veio a fim aprender mais sobre o assunto da Saúde Mental. “Tudo tem que ter um diálogo. Às vezes alguma coisa precisa se encaixar e não sabemos o que. Aqui a gente consegue perceber o que falta e como é possível criar melhor os nossos filhos, para que sejam homens de bem”.
“Eu sempre brinco que ir pro psicólogo não é coisa de doido, é pra não ficar doido, porque o copo ele vai enchendo e ele pode transbordar, é inevitável”. Luana ainda lembrou os casos de gravidez psicológica, em que a mulher pára de menstruar e a barriga chega a crescer. “Então, a nossa mente tem poder, ela tem uma força e a gente precisa usar pro nosso bem”, concluiu.
Vilma dos Santos, dona de casa, é mãe de dois meninos e não perdeu a oportunidade de aprender mais sobre a importância da Saúde Mental. Ela também disse que não perde uma atividade do CRAS. “Saio hoje daqui com mais informação para cuidar melhor dos meus filhos, de mim, e da minha família”.
Secom/PMA
Fotos: Roberto Fonseca/PMA