Prefeitura de Salvador cria grupo de trabalho para avaliar cadastramento de ambulantes para festas populares

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) criou um grupo de trabalho para avaliar o cadastramento de trabalhadores ambulantes para festas populares realizadas em Salvador. Esse grupo tem o objetivo de, com base no histórico dos credenciamentos, buscar soluções para minorar eventuais problemas.

“A gente compreende a situação e vamos tentar encontrar uma solução que possa minorar esses problemas. Soluções que aprimorem a transparência e permita mais conforto aos comerciantes informais, para evitar ruídos de desinformação e intranquilidade a eles. São todos pais de família, trabalhadores buscando espaço no mercado de trabalho”, afirmou o titular da Semop, Luciano Ribeiro, ao ressaltar que o grupo de trabalho também irá dialogar com os ambulantes.

O secretário revelou também que o atual sistema on-line de credenciamento, que será utilizado no Carnaval, está sendo reformulado, de forma que a Semop consiga recolher mais informações dos trabalhadores. “Esse conjunto de informações pode servir de elemento para o processo de aperfeiçoamento do credenciamento”, pontuou.

Luciano Ribeiro destacou ainda que sempre é credenciado um número de ambulantes que garante a segurança e a viabilidade das festas, o que é discutido com diversos órgãos municipais e de outras esferas. “A Semop e os outros órgãos envolvidos sempre têm compartilhado as preocupações com o Ministério Público Federal e Estadual, e com as Polícias Civil e Militar. Nós sempre procuramos credenciar um número de trabalhadores que garanta a segurança e a viabilidade da festa e também o direito de ir e vir das pessoas”, salientou.

Secom/Salvador

Foto: Noel Tavares

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