A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma megaoperação especial para garantir um ambiente limpo aos foliões no Carnaval de Salvador 2023. A ação envolve mais de 3 mil colaboradores, entre coordenadores, agentes de limpeza, de coleta, lavagem de vias e motoristas que atuarão em todos os circuitos, festas nos bairros e ilhas de Salvador. Serão utilizados 218 equipamentos entre compactadores, caminhões-pipa e caminhões de sucção.
Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, essa será a maior operação de limpeza urbana na história da folia na cidade. “Além do número expressivo de profissionais atuando diariamente em esquema de plantão, teremos 3,3 mil banheiros químicos e 90 sanitários-contêineres climatizados, com aproximadamente 800 posições, que estarão distribuídos em locais estratégicos nos circuitos”, destacou o gestor.
Reciclagem – Serão instaladas oito Centrais de Apoio ao Catador, locais destinados para a compra e venda de materiais recicláveis. Esses espaços serão gerenciados pelas cooperativas e contarão com o suporte da Limpurb que, além de disponibilizar toda infraestrutura necessária para a realização das atividades, também viabilizará caminhões de coleta (caminhões-baú) voltados ao transporte dos materiais recicláveis armazenados nas centrais de apoio até as sedes das cooperativas, em frequência diária.
Além disso, o órgão vai apoiar mais uma vez o projeto “Plástico é vida, reciclando na avenida”, ação voltada à coleta específica de plásticos, realizada todas as madrugadas, durante a operação de limpeza dos circuitos. Um caminhão compactador juntamente com a equipe de varrição auxiliará no processo de coleta dos materiais, que será realizado pela Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Cooperbari).
Em 2020 a quantidade de resíduos coletados foi equivalente a 1,5 mil toneladas. A expectativa do órgão é que esse quantitativo seja maior no Carnaval deste ano, em razão do retorno do evento após dois anos de pandemia de Covid-19.
Parcerias – Para proporcionar maior comodidade aos catadores, a Limpurb, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), disponibilizará dois locais para alimentação destes trabalhadores. Um deles funcionará na Escola Permínio Leite, na Rua Democrata, 41 – Dois de Julho. A outra estrutura funcionará no Centro de Capacitação de Profissionais de Educação (CAS) Wilson Lins, localizado no cruzamento da Avenida Milton Santos com a Rua Raymundo Pereira de Magalhães, em Ondina.
Além disso, catadores, ambulantes e demais trabalhadores atuantes no evento também contarão com contêineres para banho. Em conjunto com as secretarias de Ordem Pública (Semop) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), serão realizadas fiscalizações diárias para coibir a ação de atravessadores e para zelar por boas condições do espaço físico de trabalho dos catadores dentro dos camarotes.
Passarelas – No Campo Grande, Barra e Ondina haverá as famosas passarelas, momento quando os agentes passam fazendo a limpeza da avenida, com vassouras na mão e de forma sincronizada, logo após a passagem dos blocos.
Secom/Salvador
Foto: Noel Tavares