Atualmente 148 bombeiros militares, oito aeronaves modelo Air Tractor do Programa Bahia Sem Fogo, atuando nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Barra e Uibaí, além de brigadistas voluntários que também atuam nos combates.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) continua realizando o combate aos incêndios florestais, observando avanços positivos nas estratégias adotadas pelas equipes no terreno, fortalecida pela parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema),
Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), prefeituras municipais,
voluntários e brigadistas.
No terreno a tecnologia também é utilizada com o emprego de aeronaves, caminhões, drones, aplicativos de geolocalização e mapeamento de pontos de calor.
Luís Eduardo Magalhães – O combate continua na comunidade de Sangueiro. A prioridade é combater o foco para preservar a visibilidade dos motoristas na BR 020 e também para salvaguardar armazéns próximos.
Barreiras – Na Serra do Saco foram identificados três novos focos com combate direto e indireto. Os bombeiros realizaram um total de 2km de aceiros.
Moropará – Na Serra da Ema continua o monitoramento. Em paralelo está sendo feito um trabalho preventivo com orientação e conscientização de moradores próximos às regiões atingidas.
Riachão das Neves – O combate continua no povoado de Castelo Rio Branco de forma direta e indireta com a confecção de aceiros.
Barra – A guarnição realiza o monitoramento do incêndio combatido no para evitar a reignição.
Ibotirama – O combate continua na região do Cercado.
Formosa do Rio Preto – Continua o.combate na região do Ouro. A guarnição realizou ações educativas acerca do risco de queimadas com moradores e líderes comunitário
Macaubas – Em Cantin continua o monitoramento. No povoado de Tancão a guarnição está combatendo o incêndio numa área basta Te íngreme e de mata fechada.
Lençóis – Na região de Tanquino o incêndio está extinto.
Uibaí – Na Eólica de Uibaí a guarnição realiza o combate em três áreas. Nas imediações do Cânion o combate terrestre e aéreo com dois aviões é o monitoramento com um drone. Também foi realizado o rescaldo e aceiros dos pontos em
destaque.
Pilão Arcado – No Lago Grande o incêndio está extinto.
Campo Alegre de Lourdes – Continua o combate no povoado de Baixãozinho com o apoio de brigadistas. Um drone está realizando o monitoramento aéreo e os aceitos estão sendo alargados.
Rio de Pires – Na Serra do Quilombo o incêndio está extinto.
Foto: Ascom CBM