São várias as opções de transporte para curtir o Carnaval de Salvador

Quer curtir o Carnaval sozinho? Pode ir de mototáxi. Prefere ir com a família? Que tal ir de ônibus até o circuito ou dar uma passadinha no shopping e pegar o Expresso Salvador? Ou, talvez, pegar um táxi até a festa?

Se a opção for o Expresso Salvador, são 70 veículos com ar-condicionado para que o folião só comece a suar quando começar a ir atrás do trio elétrico. Além disso, são 300 linhas de ônibus convencionais, 80 delas rodando 24 horas e 10 mil rodoviários trabalhando até terça-feira (21). E nem pense que haverá grandes engarrafamentos: três corredores exclusivos para ônibus vão proporcionar um deslocamento suave até os locais da maior festa do mundo.

Essas ações são apenas uma parte do que a Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou na operação do Carnaval de Salvador. Entre quinta-feira (16) e terça-feira (21), os usuários poderão contar com linhas especiais, criadas exclusivamente para a folia, além dos serviços de 7.242 táxis, além dos já citados mototáxis e ascensores, que terão atendimento modificado.

Quem optar pelo transporte por aplicativo, terá nove pontos estratégicos para embarque e desembarque ao longo do circuito. Com tanta opção, nem precisa tirar o carro ou a moto da garagem, basta escolher se vai de ônibus – Expresso ou BRT – ou se vai subir o Elevador Lacerda para curtir a vista da Praça Municipal e cair na folia.

A Semob terá 800 prepostos na operação, atuando no monitoramento, fiscalização e controle do transporte público. Cerca de 1,9 mil ônibus darão atendimento à cidade, tanto em linhas convencionais, de BRT e também do transporte complementar (STEC – amarelinhos).

Linha especial – A linha especial Lapa x Calabar também dará atendimento aos foliões. A linha começa a sua operação na manhã de quinta-feira (16) e irá circular, sem cobrança de tarifa, até a terça-feira de Carnaval. Esta será a única linha que terá acesso à Avenida Centenário no período.

A linha especial contará com o atendimento de 72 ônibus, que irão circular durante 24h pelos seis dias de folia. Os ônibus sairão da Estação da Lapa, na plataforma F, localizada no subsolo. O local estará devidamente sinalizado, e prepostos na estação poderão orientar os usuários que tiverem alguma dúvida.

Corredores exclusivos – Três corredores exclusivos para ônibus e táxis foram criados para a folia deste ano. As faixas exclusivas ficarão localizadas no Dique, logo após a Arena Fonte Nova e até a Estação da Lapa; na Avenida Centenário, no trecho entre a Praça dos Reis Católicos até o Victoria Center; e na Avenida Oceânica, entre a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, até a Praça Bahia Sol, em Ondina, defronte ao antigo Colégio Isba.

Expresso Salvador – O Expresso Salvador sai dos shoppings Salvador, Salvador Norte e Paralela, e deixa os foliões em três pontos próximos ao Circuito Dodô. O serviço funciona todos os dias até terça-feira (21), das 13h às 6h do dia seguinte, com saídas previstas a cada 20 minutos. O embarque é realizado em um ponto de ônibus ao lado de cada shopping, enquanto o desembarque pode ser feito na Barra ou em Ondina, de acordo com a linha escolhida pelo usuário.

Os pontos de desembarque estão instalados em locais estratégicos, próximos ao circuito. Na Barra, o ponto fica localizado próximo ao Victoria Center; em Ondina, próximo ao antigo Colégio Isba; e na Avenida Anita Garibaldi, próximo ao Instituto de Geociências da Ufba.

Este ano, o bilhete custa R$15 por trecho, enquanto o cartão exclusivo do Expresso custa R$7. Quem já possui o cartão adquirido em anos anteriores não precisa comprar novamente, basta recarregar com os créditos desejados. Cada cartão pode ser utilizado até 10 vezes ao dia, portanto, grupos inteiros podem utilizar apenas um cartão, sem a necessidade que cada um tenha o seu.

Buscando oferecer ainda mais comodidade ao folião, o bilhete também pode ser comprado de forma virtual, através do aplicativo KIM. Basta baixar o app no celular, e, após a compra, será gerado um QR Code para ter acesso ao Expresso.

O estacionamento no shopping de embarque já está incluso no preço do bilhete. Ao todo, são mais de 10 mil vagas disponíveis para os foliões nos centros de compras. Para a folia deste ano, foram disponibilizados 70 ônibus, todos climatizados e adaptados para cadeirantes.

Ascensores – O Elevador Lacerda funciona 24h e com tarifa gratuita até as 22h da terça-feira. O Plano Inclinado Liberdade funciona até terça-feira das 7h às 22h, também com tarifa gratuita.

Táxis e mototáxis – 17 pontos de táxis e mototáxis foram implantados especialmente para a festa em pontos estratégicos para facilitar a chegada e saída dos foliões aos circuitos.

Os táxis ficarão localizados nos seguintes pontos: Vale do Canela (Viaduto Menininha do Gantois); Avenida Joana Angélica, próximo ao Colégio Central; Rua Politeama de Cima, defronte ao Instituto Feminino da Bahia; parte interna da Estação da Lapa; Terminal da Barroquinha, ao lado do posto policial; Rua do Tijolo, ao lado do Viaduto da Sé; Avenida Oceânica, em Ondina, próximo à Rua Senta Pua; Rua Edgar da Mata, em Ondina, perpendicular à Avenida Milton Santos; Avenida Centenário, na Barra, último retorno/próximo à Rua Airosa Galvão; Praça Cayru, em frente ao Elevador Lacerda; Rua Gabriel Soares, perpendicular à Ladeira dos Aflitos; Ladeira do Taboão, próximo à Praça do Pelourinho; Rua Barão de Sergy (Porto da Barra); Avenida Anita Garibaldi, próximo à Rua Agnelo de Brito; Avenida da França, próximo ao galpão 7 da Codeba; Dique do Tororó, próximo à entrada Sul da Arena Fonte Nova.

Os mototaxistas terão oito pontos instalados especialmente para o Carnaval, que ficarão localizados no bolsão de estacionamento próximo ao cruzamento das ruas Politeama de Baixo com Direita da Piedade, no lado oposto ao ponto de táxi; na Av. Oceânica (ISBA), Praça Bahia Sol; Avenida Garibaldi, bolsão do retorno próximo ao monumento Clériston Andrade; no acesso ao Campo Grande para o Vale do Canela; Avenida Centenário, entre as ruas Airosa Galvão e Artur Neiva; Praça Cayru, próximo ao Elevador Lacerda; Terminal da Barroquinha; e Avenida Joana Angélica, imediações do Colégio Central.

Aplicativos – Os veículos por aplicativo também terão pontos estratégicos destinados ao embarque e desembarque de passageiros. Serão disponibilizados nove pontos especialmente para o segmento, na Rua Djalma Ramos, transversal da Avenida Centenário; Avenida Anita Garibaldi, na ladeira de acesso à Federação, próximo ao antigo Banco Central; Rua da Paciência, no Rio Vermelho; Rua do Salete, próximo à Faculdade Cairu; Rua da Graça, a partir da Rua da Flórida; Ladeira da Praça, a partir da Rua do Tesouro; Avenida Faculdade de Administração da UFBA, no Vale do Canela, sentido Garibaldi; Avenida Princesa Leopoldina, imediações da Perini; e Rua Juiz Rosalvo Torres, imediações da Praça Oscar Hilário.

Secom/Salvador

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *