Salvador promove Seminário para discutir Prevenção de Sangramentos

Evento acontece no Centro Empresarial Iguatemi e deve reunir 100 pessoas que vivem com a doença

Como forma de celebrar o Dia Mundial da Hemofilia, nesta segunda-feira (17), acontece o seminário “Acesso para Todos – Prevenção de Sangramentos como Padrão Global de Cuidado”. O evento promovido pela Associação Baiana dos Hemofílicos (ABHE) será realizado no Auditório do Centro Empresarial Iguatemi, às 9h, com entrada franca.

A atividade vai contar com a presença da médica hematologista, diretora de hematologia do Hemoba, Anelisa Streva, da enfermeira Claudia Gonçalves, membro do corpo técnico do Hemoba, além do presidente da ABHE, Ubiratan Magalhães.

Também vão compor a mesa o deputado federal Márcio Marinho, o deputado estadual Jurailton Santos e o vereador licenciado e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, Luiz Carlos. Os parlamentares têm como bandeira a defesa dos hemofílicos.

Relatos de caso de pessoas que vivem com hemofilia completam a programação. Aproximadamente 100 hemofílicos são esperados no evento.

HEMOFILIA

É uma doença que compromete a capacidade do corpo de coagular o sangue, que é extremamente necessária para interromper as hemorragias.

Em caso de corte, por exemplo, o organismo envia proteínas para estancar o sangramento. Esse é o processo conhecido como coagulação. As pessoas que têm hemofilia não possuem essas proteínas e sangram por mais tempo.

Existem dois tipos da doença. O tipo A e o tipo B. A diferença entre eles se dá pelo tipo de fator de coagulação em falta no organismo.

Ascom: Luiz Carlos – Seinfra
Foto: divulgação/ABHE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *