Em razão da requalificação da sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) no Comércio, os serviços do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), foram transferidos de forma provisória para o SAC do Empreendedor, localizado no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. A medida tem duração prevista de 40 dias, e o horário de funcionamento permanecerá das 8h às 17h, com atendimento a ser agendado pelo site www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br .
Nesta terça-feira (2), primeiro dia da mudança, Adilza Ramos, de 55 anos, aproveitou o serviço para fazer pesquisa de vagas de emprego. “Eu sempre estou olhando vagas na área de logística, serviços gerais e produção. Gostei do espaço, do acolhimento, e espero sair daqui com um encaminhamento”, disse.
A autônoma Elenildes Albuquerque, de 39 anos, também aprovou o local provisório. “Fiz o agendamento para ser atendida, aí soube da mudança e vim direto para cá. Gostei daqui, bem tranquilo, sem muita fila. Estou procurando algo na área de serviços gerais ou cuidadora de idosos, pois passei seis anos trabalhando para mim, mas preciso de algo de carteira assinada”, declarou.
De acordo com a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, a reforma da estrutura do Simm no Comércio visa oferecer mais conforto ao cidadão. Além do cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, o serviço também oferece cursos gratuitos de capacitação profissional voltados para as vagas oferecidas, com vistas a aumentar a empregabilidade. A ação é realizada em parceria com instituições como o Sebrae-BA, Senac e Instituto Federal da Bahia (Ifba).
Atualmente, são atendidas quase 500 pessoas por dia, nas modalidades presencial e on-line. De janeiro de 2022 a março de 2023, o Simm realizou 60 mil atendimentos, com o encaminhamento de 26 mil pessoas ao mercado de trabalho.
SAC do Empreendedor – Inaugurado em junho de 2022, o SAC do Empreendedor foi criado para fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No local são oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).
Na lista de serviços disponíveis no SAC estão a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), orientação, regularização, declaração e parcelamento. O espaço também atende solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br . A estrutura conta com a parceria do Sebrae-Ba, para realização de cursos de capacitação e orientação.
Secom/PMS
Fotos: Bruno Concha/Secom/PMS