A partir desta quarta-feira (3), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), inicia a Operação Dia das Mães. Até o próximo dia 12, as equipes de fiscalização vão percorrer os estabelecimentos comerciais mais frequentados neste período, como lojas de roupas, joalherias, salões de beleza, perfumarias, floriculturas e lojas de calçados, inclusive aos finais de semana.
Durante a iniciativa, serão verificadas irregularidades como preços divergentes entre o anunciado e o praticado, falta de informações sobre a validade dos produtos e ausência de informações claras sobre as condições de pagamento e garantia. Em caso de infrações, poderão ser aplicadas multas que variam de R$900,00 a R$9 milhões. De acordo com o diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto, a ação fundamental para garantir a proteção dos direitos dos consumidores durante as compras para a data. “Em momentos de alta demanda, como o Dia das Mães, a intensificação das ações é essencial para assegurar que os lojistas atuem em conformidade com as normas de proteção ao consumidor, oferecendo produtos e serviços de qualidade”, afirmou.
Dicas – Para ajudar os consumidores a fazerem compras seguras e conscientes, a Codecon oferece algumas dicas importantes:
• Pesquise preços antes de sair para comprar, assim você pode comparar valores e encontrar as melhores ofertas;
•Exija nota fiscal, pois ela é uma garantia do seu direito como consumidor. Sem ela, você pode ter dificuldades para fazer a troca ou reclamar de algum produto ou serviço;
•Cuidado com as compras pela internet, certifique-se de que o site é confiável e seguro, verificando se há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço físico;
•Verifique a reputação da loja em que pretende comprar, procurando por avaliações e comentários de outros consumidores na internet;
•Confira as informações sobre garantia e assistência técnica para ter mais segurança e tranquilidade na hora de adquirir produtos e serviços.
Denúncias – Em caso de dúvidas ou denúncias, os cidadãos podem entrar em contato com a Codecon através dos aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site www. codecon. salvador. ba. gov. br, portal Fala Salvador, no endereço www. falasalvador. ba. gov. br, ou através do Fala Salvador, no número 156.
Quem preferir pode comparecer à Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão ainda pode ligar para o número (71) 3202-6270.
Secom/PMS