GEOP usa infravermelho para monitorar unidades prisionais durante “Operação São João”

Manutenção da ordem, prevenção a fuga e combate a arremesso de ilícitos nas Unidades Prisionais do Complexo Penitenciário de Mata Escura. Esses foram alguns dos objetivos da intensificação dos trabalhos realizados pelos responsáveis pela segurança das unidades. Durante quatro dias consecutivos, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP, do governo do estado, através da Superintendência de Gestão Prisional- SGP, desenvolveu a “Operação São João”, como forma de promoção da segurança.

Como resultado, a ordem e a disciplina foram mantidas, através das atividades promovidas pelas guarnições do Grupamento Especializado em Operações Prisionais – GEOP e do Grupo de Segurança Institucional – GSI que trabalharam em conjunto, com esse intuito, no Sistema Penitenciário do estado.

Pelo menos dois fatores são importantes para êxito nesse tipo de missão: participação humana (agentes de segurança) e apoio de instrumentos. E como a capacitação dos agentes é uma constante o reforço veio através da tecnologia. Durante os trabalhos, os Policiais Penais fizeram uso do dispositivo monocular de visão noturna.

O equipamento utiliza a tecnologia infravermelho avançada, capaz de detectar pessoas e veículos a longa distância. Os equipamentos foram utilizados, de forma inédita durante todo o período junino.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *