O fim de semana em Salvador apresentou mais uma vez problemas relacionados a segurança pública. Em um dos casos, no Centro Histórico, um grupo de bandidos promoveu pânico ao atacar turistas. Na mesma área, de acordo com imagens de uma câmera de vigilância, uma mulher estava na janela de um restaurante e teve o celular furtado por um homem que fugiu correndo.
Independente desses casos, diariamente pessoas são atacadas no trecho da avenida 7 de Setembro, Rua Carlos Gomes, praça Castro Alves e Relógio de São Pedro. A população se queixa da falta de segurança. Com relação ao ocorrido no Pelourinho, em nota a Polícia Militar respondeu que foi avisada por um grupo de pessoas, vítimas de roubo nas escadarias do Passo, e por isso, o policiamento, através do 18º BPM foi intensificado e segue reforçado em toda a região.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), são alarmantes, os dados relacionados a segurança pública no estado. O sindicato aponta que a Bahia, pelo quarto ano consecutivo, lidera os índices de violência do país. A ideia é, ainda este mês, apresentar uma proposta ao Governo do Estado com objetivo de reduzir o percentual de homicídios, aumentar a elucidação dos crimes e combater à criminalidade. De acordo com Eustácio Lopes, presidente do Sindpoc, “a Bahia, atualmente, consegue elucidar apenas 11% dos crimes, enquanto que Brasília possui taxa superior a 70% de elucidação”.
Foto: Noel Tavares