A 7ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, foi aberta nesta quarta (9), a noite, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues que disse considerar importante a realização desse tipo de festa que incentiva a leitura e proporciona conhecimento. Este ano, o evento em homenageia a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. O evento foi aberto com a apresentação da Orquestra Afrosinfônica e Danilo Caymmi.
O governo do estado investiu cerca de R$ 300 mil em estrutura e equipamentos para a realização da Flipelô, através das secretarias de Cultura (Secult), Turismo (Setur) e Educação (SEC). Além de promover cultura, entretenimento e outras formas que caracterizam o crescimento da consciência humana, a Festa literária deve gerar cerca de 1.240 empregos diretos até o encerramento.
A expectativa é que cerca de 200 mil pessoas participem da Flipelô, considerada um dos maiores eventos do gênero no país e acontece até o próximo domingo (13), no Centro Histórico de Salvador: desde Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo.
A rica programação cultural gratuita conta com apresentações musicais, literatura, gastronomia, oficinas, recitais de poesia, espaços infantis, fotografia, saraus, teatro, lançamentos de livros e palestras. Uma programação paralela, também se estende, em espaços públicos e privados, através da Flipelô+.
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA