Cerca de 200 profissionais e estudantes que atuam nas áreas de trânsito e mobilidade de Salvador, região metropolitana e de outros países participaram da segunda edição do Fórum Internacional de Boas Práticas de Segurança Viária nesta terça-feira (19), no Rio Vermelho. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, realizado dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito na capital baiana, que acontece até a próxima segunda-feira (25).
Na oportunidade, os presentes puderam trocar experiências sobre as condutas que têm se mostrado exitosas em outras cidades do mundo no que se trata de segurança viária. Os convidados também assistiram, em primeira mão, o vídeo da campanha da Prefeitura de Salvador voltada à conscientização dos motociclistas, que será lançada ainda esta semana nos veículos de comunicação de massa. Foram discutidos, ainda, dados de uma pesquisa que está sendo realizada na capital baiana pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com integrantes da Johns Hopkins University. O estudo analisa três quesitos: velocidade, usos de capacete e do cinto de segurança.
Além da Transalvador e da Secretaria de Mobilidade (Semob), também estiveram presentes no evento representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “É importante essa união de esforços multisetorial que estamos promovendo aqui para que possamos aprimorar ainda mais nosso trabalho no dia a dia. É pensando em conjunto, entidades governamentais e civis com os cidadãos, que conseguimos manter Salvador como umas das capitais brasileiras que mais preservam vidas no trânsito. E os agentes de trânsito, que hoje lotaram o auditório, têm um papel fundamental neste trabalho”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.
Diante de uma plateia formada majoritariamente por agentes da Transalvador e da Semob, Fabrizzio Müller, secretário de Mobilidade de Salvador, relembrou os oitos anos que passou à frente da autarquia municipal de trânsito e os desafios para cumprir as metas de segurança viária estabelecidas pelas entidades internacionais. “Olhar esse auditório hoje, quando Salvador faz parte de uma iniciativa global que poucas cidades integram, rememoro o intenso trabalho interno, que contou com a principal atuação dos agentes. Um trabalho árduo que fizemos e faremos para continuarmos a atingir as metas internacionais de segurança viária”, afirmou.
Um dos assuntos discutidos no encontro foi a importância da readequação das velocidades das vias. Desde 2019, todos os 14 locais que tiveram as velocidades máximas readequadas apresentaram reduções no número de vítimas no trânsito. A Avenida Luís Eduardo Magalhães, por exemplo, que teve a velocidade máxima readequada em janeiro de 2020 para 70 km/h, foi a via que apresentou a maior queda em números absolutos. Nos 24 meses anteriores à alteração, a Transalvador registrou 108 vítimas em decorrência de acidentes na via, contra 59 vítimas nos 24 meses após a redução.
Finalizando a primeira parte do Fórum, o Capitão Travis Plotzer, consultor da The International Association of Chiefs of Police (IACP), responsável pela Patrulha Rodoviária do Tennessee, nos Estados Unidos, afirmou que essa é uma experiência muito engrandecedora. “É legal ver que temos ideias e visões parecidas, que é salvar vidas e reduzir sinistros. Pelo que pude notar, Salvador está totalmente na direção correta quanto às boas práticas de segurança viária. Eu adorei a energia e a paixão das pessoas aqui sobre o tema.”, afirma.
Semana Nacional do Trânsito – Com diversas ações especiais, a Semana Nacional do Trânsito teve início na segunda (18) e segue até o próximo dia 25. Neste período, serão realizadas ações nas vias das cidades, abordagens educativas e mais uma edição da Exposição da Transalvador. Será lançada também campanha de comunicação para conscientizar os motociclistas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.
Dia do Agente de Trânsito – Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, e em comemoração ao Dia do Agente de Trânsito, celebrado em 23 de setembro, a Transalvador vai promover uma campanha em homenagem aos servidores que se dedicam à segurança viária na capital baiana. A campanha será divulgada em um mega painel na Av. Bonocô.
PROGRAMAÇÃO – Semana Nacional do Trânsito 2023
> Quarta (20) – Fórum Vida no Trânsito – Associação Bahiana de Medicina (Ondina) – 8h às 17h
> Quinta a Domingo (21 a 24) – Exposição Transalvador – Shopping da Bahia (horário de funcionamento do shopping)
> Sexta-feira (23) – Dia do Agente de Trânsito
Blitz Conjunta com distribuição de materiais educativos
Secom: PMS
Foto: Bruno Concha / Secom