Ciclistas com seus uniformes e bikes estilizadas enfeitaram as ruas da cidade neste domingo (17), durante a 2ª edição do Cicloturismo de Alagoinhas. A pedalada teve o percurso iniciado e finalizado na Praça dos Esportes, equipamento completo, inaugurado pelo Governo Joaquim Neto em agosto do ano passado, na Avenida Luís Viana. O 2° Cicloturismo de Alagoinhas contou com mais de 4 mil participantes, realizado pela União de Ciclistas de Alagoinhas, com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).
“Praticamente em todo circuito foi com incentivo devido a Gestão Municipal. Com o intuito de a trazer benefício ao esporte aqui na cidade, a secretaria entrou nessa execução com o apoio de algumas emendas de cinco vereadores. Alagoinhas se tornou um verdadeiro celeiro de grandes atletas por conta do apoio da Gestão Municipal no que diz respeito ao esporte. A ordem do prefeito Joaquim Neto é de expandir o esporte, seja lá qual for sua categoria”, explicou o subsecretário de Cultura, esporte e Turismo, Bigu Góes.
A organizadora do evento, Lívia Aragão, destacou a importância de trazer esse evento para a cidade. “Como o nome já diz, juntar a cultura com o esporte. Isso aqui não é uma competição, isso aqui é um passeio ciclístico e todas as pessoas podem participar. A diferença principal é essa. Então aqui é puro amor ao esporte. O passaporte para participar foram 02 quilos de alimento. Então, além da diversão aqui tem a parte social também com esses alimentos que serão doados para as famílias do Bahia Sem Fome e vamos destinar também alguns lares de idosos aqui de Alagoinhas”, comentou.
Para Josilene, que veio da cidade de Tobias Barreto participar do evento, esse encontro é uma grande confraternização entre os ciclistas das mais variadas origens e uma iniciativa para ajudar uma entidade assistencial. “Eu estou eu estou impressionada com esse evento. Essa é a primeira vez que venho e estou achando maravilhoso. E voltarei mais vezes, porque a gente se diverte e ainda faz parte de uma boa ação. Inclusive eu trouxe os meus e estou feliz em poder ajudar”.
Durante o trajeto, com aproximadamente 35 km de extensão em meio à natureza nativa, houve pontos de apoio. Ao final, aconteceram dois shows musicais – com Di Freitas e Gil Cardoso – celebrando a linha de chegada.
Secom: PMA
Foto: Roberto Fonseca / SECOM