Com mais de 650 mil downloads e utilizado por mais de 120 mil pessoas ao mês, o aplicativo Preço da Hora Bahia, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), ajuda os consumidores a consultar os melhores preços de mais de 500 mil itens comercializados em toda a Bahia. O app utiliza informações obtidas da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), listando os preços de produtos em diversos estabelecimentos e possibilitando a comparação dos itens para uma escolha que caiba no orçamento de cada consumidor.
O app está disponível para download em celulares Android e iOS e também pode ser acessado pelo site precodahora.ba.gov.br. A nota média da ferramenta na Google Play Store já atingiu o pico de 4,6, considerada ótima, conforme as avaliações feitas pelos usuários.
A principal funcionalidade do Preço da Hora Bahia é o modo de pesquisa básica, que permite ao usuário informar o nome, o número do código de barras, ou fazer a leitura direta do código do produto procurado. Outra função é o filtro de pesquisa, que possibilita utilizar localização, buscar por estabelecimento e histórico de preços.
O aplicativo também permite que o usuário visualize a rota para chegada ao estabelecimento de interesse, e fornece o telefone de contato do local. É possível ainda informar problemas associados a produtos vendidos. Outras opções são as de compartilhar ofertas com amigos nas redes sociais e ainda entrar em contato com a equipe do app por meio do “fale conosco”.
Uma das mais recentes funcionalidades é o botão “Melhor hora”, que indica o período mais vazio para fazer as compra no local desejado. Isso é possível graças ao monitoramento do volume de notas fiscais emitidas ao longo do dia, indicando a maior ou menor presença de consumidores no período entre as 7h e as 21h para todos os dias da semana.
Por meio do Preço da Hora, o usuário também pode criar grupos com os seus estabelecimentos comerciais favoritos, o que permite a pesquisa de preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros. Também é possível utilizar listas de compras para serem processadas nos estabelecimentos favoritos.
Secom: GovBa
Foto: Noel Tavares