O Hospital de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, mudou de cara para chamar a atenção para uma causa nobre: o câncer de mama. No Outubro Rosa, mês destinado à conscientização sobre o tema, a unidade da Secretaria da Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabamed se vestiu de rosa e montou uma programação especial para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde feminina.
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2023, a estimativa é que o número de novos casos de câncer de mama no Brasil chegue a 73.610. Na Bahia, até o início de setembro deste ano, foram registradas 2.100 internações por conta do câncer de mama, o que representa 21,4% do total de internações de mulheres por conta de neoplasias malignas. No mesmo período, foram 724 óbitos decorrentes do câncer de mama no estado, sendo 16,7% do total de óbitos de mulheres por conta de neoplasias malignas.
Pensando nisso, o Hospital de Jaguaquara montou uma série de atividades para divulgar a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama e da adoção de hábitos saudáveis durante toda a vida. Durante o mês, todas as mulheres que estão sendo acolhidas na unidade, independente do motivo da internação, recebem informações da equipe multidisciplinar do hospital sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.
“Também estamos realizando palestras sobre o tema para pacientes e colaboradores, reforçando a importância do ciclo de cuidado. O Hospital de Jaguaquara e a Fabamed seguem ofertando ações que visam acolher e cuidar, proporcionando o bem-estar e a saúde em nosso município”, afirma a diretora operacional da unidade, Flávia Leite.
Secom: GovBa
Foto: divulgação/GovBa