Nesta quarta (22), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo craniano, teve seus órgãos e córneas doados pela família, proporcionando uma segunda chance a outros na fila de transplantes.
O HGVC se dedica à captação de órgãos há 16 anos, destacando-se pelo comprometimento da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (Cihdott) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Essas equipes são referências pela região Sudoeste da Bahia na identificação de doadores e na coordenação logística para garantir a entrega oportuna dos órgãos aos receptores.
Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), o transporte aéreo foi necessário para o sucesso da operação. Os órgãos foram transplantados na Bahia, com córneas destinadas aos pacientes em Vitória da Conquista, e o coração seguiu para Brasília – DF, pois no momento não há receptor compatível no Estado, sendo disponibilizado para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
A história desse jovem e sua família destaca a importância de conscientizar sobre a doação de órgãos. Dizer “sim” para a doação é um presente de vida para quem espera por uma segunda chance. A mensagem é clara: informe sua família sobre sua decisão de ser doador de órgãos e contribua para a continuação da vida de outros. Esses gestos são atos de amor e solidariedade, que oferecem esperança aos que precisam e aguardam na fila de transplante.
Ascom: Sec. Est. da Saúde
Foto: divulgação/SEC