O encontro aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olga Benário, em Narandiba, e os participantes foram convidados a avaliar diversas dimensões da escola, englobando infraestrutura, materiais escolares, as condições de trabalho dos funcionários, a alimentação dos alunos, territorialidade, entre outros aspectos. O objetivo do debate é reunir demandas e encaminhar soluções visando a melhoria no atendimento às crianças.
A diretora do Cmei Olga Benário, Viviane Vilas Boas, ressaltou a importância da escuta ativa com a comunidade. “Ao analisar os critérios de forma democrática, podemos avaliar como está sendo nossa jornada e como podemos contribuir verdadeiramente para melhorias”, disse.
Renata Tosta, vice-diretora do Cmei no turno da manhã, complementou: “Essa é uma oportunidade para poder falar e ser ouvido também, questionar o que está legal e o que não está, o que é importante modificar, o que depende da gente, o que não depende e identificar os caminhos para resolvermos os problemas”.
A coordenadora pedagógica Jaylane Fagundes destacou que houve uma participação mais ativa da comunidade nesta reunião. “Estamos felizes em ver um aumento significativo na participação dos pais e das famílias, pois eles reconhecem a importância de seu envolvimento e estão testemunhando as melhorias resultantes dessa parceria dentro da escola. Essa colaboração tem feito toda a diferença nos indicadores da nossa rede, pois reflete as reais demandas da comunidade”, explicou.
Indique Salvador – O Indique Salvador é uma auto avaliação participativa da qualidade da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, feita com base nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Salvador, 2022), versão revisada do Indique Salvador 2016, que foi elaborado a partir do Indique Nacional (MEC, 2009).
Os documentos estabelecem ações e definem responsáveis e prazo para a solução das demandas identificadas durante o diagnóstico. Os planos de ação têm o status atualizado a cada trimestre até a conclusão. Durante o mês de abril, todas as 220 instituições que atendem educação infantil na rede municipal farão uma auto avaliação da sua realidade pedagógica e administrativa.
Secom: PMS
Foto: Bruno Concha / Secom PMS