A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), em parceria com o Governo do Estado, está promovendo mais uma ação para zerar a fila de mamografia em Alagoinhas. Voltada para mulheres de 50 a 69 anos de idade, o Mutirão de Mamografias atendeu no primeiro dia 140 mulheres. A ação acontece de 06 a 22 de maio, das 7h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sábado, na Policlínica Municipal.
A ação, que visa atender cerca de 2 mil mulheres, tem como objetivo o rastreamento precoce do câncer de mama. A meta da ação é zerar a fila de espera para o exame de mamografia e garantir que a todas as mulheres tenham acesso à prevenção e diagnóstico. “Esta iniciativa visa, assim como as demais, proporcionar à população serviços na saúde, garantindo cuidado com a saúde das mulheres e seus familiares em nosso município”, explicou a secretária de Saúde, Laína Passos.
Roseli da Silva Santos, paciente do Programa de Fibromialgia do município, foi uma das beneficiadas com a carreta. “Essa ação foi muito importante. Eu estava sem condições de fazer particular e hoje aqui encontrei facilidade e com prioridade, já tenho problema neurológico. Meu atendimento foi super legal, já saí com o resultado e deixo o recado para as mulheres de Alagoinhas: se cuidem”, disse.
A moradora do Catuzinho, Debora Regina de Jesus, destacou a importância de descentralizar o serviço de saúde. “Essa é uma oportunidade muito boa. Eu que moro na zona rural tenho dificuldade de vir no posto de saúde, mas com a carreta é mais rápido. Tudo aqui está muito bom, porque a organização que está ótima”, afirmou.
Para ter acesso ao serviço, é necessário procurar a Unidades de Saúde da Família mais próxima da sua residência para realizar o acolhimento e agendamento do exame. É necessário apresentar documentos de RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e requisição de mamografia. O público-alvo prioritário são mulheres com idade entre 50 a 69 anos, que possuam mama sem cicatriz e que tenham realizado o exame a mais de um ano.
Secom: PMA
Foto: diculgação/PMA