O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), apresentou o Projeto de Lei (Nº 247/2021), que propõe a criação da Biblioteca Digital, com a finalidade principal de disponibilizar livros e outras publicações de domínio público, via formato virtual.
O acervo deverá estar disponível para acesso nas escolas públicas municipais para suprir eventual ausência de biblioteca física, além de proporcionar novos meios de acesso ao mundo literário.
Conforme o PL, a gestão da Biblioteca Digital ficará responsável pela inserção de todo o acervo bibliográfico disponível nas bibliotecas municipais. O usuário poderá ter acesso ao livro e saber se o mesmo está disponível para empréstimo, quando esse não estiver disponível em formato digital.
“São importantes as iniciativas em prol da modernização dos serviços públicos, especialmente no que diz respeito às bibliotecas públicas e ao conteúdo das obras nelas contidas. Trata-se de uma ferramenta importante que, no mundo virtual em que vivemos hoje, vai contribuir para fazer com que a criança e adolescente ganhe gosto pela leitura, diferente dos dias atuais em que elas ficam mais envolvidas em outras atividades proporcionadas pela própria internet”, disse o parlamentar.
Para Geraldo Júnior, as Bibliotecas Digitais têm se configurado como um novo paradigma no que se refere à democratização do acesso à leitura e à informação.
“Elas apresentam um enorme potencial no sentido de superar barreiras geográficas e físicas, uma vez que seu conteúdo pode ser acessado a qualquer tempo e em qualquer local, permitindo aos seus usuários o acesso online aos seus conteúdos através de dispositivos como celulares, tablets, notebooks, dentre outros”, frisou o vereador.
O PL 247/2021 está tramitando na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização do Legislativo Municipal de Salvador.
Foto: Ascom CMS