O amor pelo esporte se confunde com a emoção de ajudar na formação de cidadãos de bem. Essa é uma das formas para definir Arismario dos Santos, também conhecido como Ary de Araci, morador de Biritinga, há 17 anos. Casado com dona Nubia Pedreira, Ary de 63 anos entrega parte do seu tempo na realização de trabalhos esportivos que atendem a cerca de 70 jovens e adolescentes do município, na prática do futebol masculino/feminino, futsal, vôlei e outros. As escolinhas contam com a supervisão dos professores Zé de Matias e Cloves.
De acordo com o desportista, toda atividade é coordenada pelo secretário de esporte do município, Edmilson Sacramento (Camilo). “Pra mim é gratificante fazer um trabalho desse e como eu trabalho em equipe, nós conversamos com os garotos sobre o objetivo deles. O trabalho, graças a Deus, dá tão certo que os pais e parentes dos meninos agradecem”, afirma.
Biritinga tem mais de 15 mil habitantes, de acordo com o IBGE. A cidade está localizada no nordeste da Bahia e fica perto de Serrinha, Lamarão, Tucano, Sátira Dias e Teofilândia: são 192 Km de distância de Salvador e a prática esportiva no município se tornou um fator essencial para o futuro da cidade. “A cada atividade feita podemos ver o desenvolvimento dessas pessoas e com o apoio da administração municipal ficou bem melhor”.
O incentivo a prática esportiva no município é uma das formas de promover o bem estar dos moradores, tanto da zona rural, como da sede. E um dos exemplos é a Copa Rural, promovida pela Liga Desportiva de Biritinga, com participação de 18 equipes: cada uma recebeu um padrão (roupa do time), bola e mochila. “Não posso esquecer que o nosso prefeito, Gil de Gode, nos dá todo o apoio e assim, todos ganham na expectativa de um futuro melhor com a formação de novos cidadãos”, encerra Ary de Araci, morador de Biritinga.
Foto: divulgação/Biritinga