A corrida eleitoral em Ilhéus chama atenção de todo o estado porque, na verdade, a definição de cada partido ainda não é certa e tem gente de olho nos próprios adversários pensando em formar a melhor chapa e assim conquistar o eleitor e consequentemente, a prefeitura da cidade. O cenário desperta olhares porque tem grupos em farpas que muitas vezes parecem, ao invés de brigarem, tentam articulações enquanto o eleitorado pensa que trata-se de brigas acirradas.
O prefeito da cidade é Mario Alexandre (PSD) e o vice, é Bebeto Galvão (PSB). Os dois se separaram por causa de divergências e o vice resolveu sair candidato a prefeito. A questão é que o prefeito Marão já tinha declarado apoio à candidatura do seu ex-secretário de gestão, Bento Lima (PSD) e o PT já tinha divulgado apoio total a candidatura da médica Adelia Pinheiro. Mesmo assim, Bebeto se sente forte e parte para a conquista do eleitor.
Porém, mesmo o governador Jerônimo Rodrigues afirmando em entrevista que já existem conversas para coligar PSD e PT, durante a inauguração da modernização do Aeroporto Jorge Amado, na última sexta (5), Bento foi barrado por um segurança e teve dificuldade para se aproximar do chefe do executivo estadual, mas conseguiu. O prefeito vai precisar de muito diálogo para acertar todo esse meio de campo, pois os ânimos estão a flor da pele.
Por sinal, tem gente que diz que essa divergência é apenas para, no final, todos ficarem juntos com o mesmo objetivo. Ainda sobre a disputa em Ilhéus, uma outra discussão toma conta de cidade: Jabes Ribeiro (PP) e Valderico Junior (UB). Essa situação difícil pode ser acertada a partir de conversas com as bases em Salvador. Mas soubemos que os dois políticos só aceitam a cabeça de chapa, pois ninguém quer ser vice.
Passeando em todas as situações, está o vereador Carlos Augusto (PDT) ou Augustão como também é chamado. A leveza do nome transita em várias instâncias e notícias na cidade dão conta que o parlamentar já foi cogitado para fechar com Adelia ou com Bento. Augustão também transita bem no PP e no União Brasil e pode ser que essa seja a dobradinha rumo a eleição. Mas soubemos que, mesmo sendo cogitado por várias correntes, Augustão está atento e em breve anuncia a sua chapa para prefeito de Ilhéus.
Foto: Noel Tavares