O evento contou com a participação de secretários estaduais, sindicalistas e lideranças comunitárias_A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), uma audiência pública que tratou do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador e seu novo traçado até a orla do bairro de Piatã.
O debate foi proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT) no âmbito da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e ocorreu no Auditório Jornalista Jorge Calmon. Entre os presentes na atividade, os secretários Afonso Florence (Casa Civil), Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano), vereador Tiago Ferreira, representantes da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e das comunidades do Subúrbio Ferroviário.
Mediador do encontro, o deputado petista destacou a importância do transporte de massa em Salvador e relembrou as intervenções viárias feitas pelo Governo do Cstado na capital baiana, a exemplo da Via Expressa e do Metrô. “A segunda revolução da mobilidade urbana de Salvador será o VLT, a primeira foi o sistema metroviário”, classificou o deputado do PT.
Robinson Almeida também enalteceu a contribuição das gestões Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues para que as obras de mobilidade na Bahia ganhassem forma. “Agora, o VLT vai integrar, por necessidade, por justiça e merecimento, o Subúrbio Ferroviário”, apontou.No mês de junho, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou o início das obras.
O projeto prevê três trechos, sendo o primeiro entre a Calçada e a Ilha de São João, em Simões Filho, o segundo vai de Paripe até Águas Claras, e o terceiro ligará Águas Claras ao bairro de Piatã, completando um traçado total de 36,4 quilômetros de extensão.
O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, enfatizou os esforços do Governo da Bahia para a realização de projetos como o VLT de Salvador. Também presente à audiência pública, a secretária estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, destacou o quanto as gestões Wagner, Rui e Jerônimo mudaram a estrutura de mobilidade no estado, especialmente na Região Metropolitana de Salvador.
Ela mencionou obras como o sistema metroviário, Via Expressa, Complexo de Viadutos do Imbuí, marginais da Avenida Paralela, corredores transversais conectando a Avenida Gal Costa com a Pinto de Aguiar e a 29 de Março com a Orlando Gomes. “O VLT é a cereja do bolo da mobilidade, pois vem para coroar o esforço que está sendo feito dentro de um grandioso programa de mobilidade urbana que transforma a vida de baianos e baianas”, assinalou Jusmari.
Os detalhes do projeto do VLT de Salvador foram apresentados pelo diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente Pereira Maciel. O dirigente explicou que o novo modal terá um investimento global de aproximadamente R$ 4,5 bilhões. A expectativa, apontou Eracy Maciel, é entregar de um a seis trens até dezembro de 2025.
Foto: divulgação/Daniel Ferreira/Ascom