A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a testagem rápida para detecção de gravidez, com atendimento por demanda espontânea em 159 unidades de saúde de Salvador, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de suspeita de gravidez, como o atraso menstrual, a paciente pode deslocar-se a uma unidade para realizar o agendamento de planejamento familiar, com consulta e testagem.
“Dentro da estratégia Rede Cegonha, o teste rápido de gravidez passou a ser incluído nos exames de rotina das unidades de saúde, cooperando para a aceleração do processo de confirmação da gravidez e o início do pré-natal, garantindo melhorias no atendimento às nossas pacientes”, explica a técnica de referência da Rede Cegonha, Renata Barbosa.
O acompanhamento oportuno garante cuidados com a saúde da mulher, tanto para as que testam positivo, quanto para as que testam negativo. Nesse último caso, a paciente é orientada a agendar consulta de planejamento reprodutivo, com oferta e métodos contraceptivos eficientes e seguros, além de garantir a elas o controle consciente e responsável sobre a sua saúde sexual e reprodutiva.
Em caso de teste positivo, a paciente é imediatamente encaminhada para a primeira consulta pré-natal, para cuidados à saúde tanto da mãe, quanto do bebê.
Secom: PMS
Foto: Noel Tavares