A nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Stella Maris já realizou mais de 1,1 mil atendimentos em três meses de funcionamento. A unidade, gerida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi implantada em maio passado com o intuito de otimizar o tempo de resposta aos chamados da população e agilizar o encaminhamento do serviço.
O médico e coordenador do Samu, Ivan Paiva, reforçou a importância da localização da base para conseguir reduzir o tempo de resposta e garantir o socorro mais rápido dos pacientes. “Ao longo desse período, conseguimos oferecer assistência a toda a região, que abrange desde a Praia do Flamengo até Itapuã, incluindo áreas como São Cristóvão e Mussurunga. São locais com alto índice de acidentes e eventos frequentes, o que torna nossa base estrategicamente posicionada, permitindo um atendimento rápido e eficaz para melhor atender a população”, afirma.
Localizada na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, a base dispõe de uma ambulância de suporte avançado e duas de suporte básico, contando com três equipes compostas por 10 profissionais. A operação é realizada 24 horas durante todos os dias da semana, com apoio de uma liderança técnica, administrativa e operacional, para atender as chamadas de forma qualificada e oportuna.
Rede – Salvador possui 14 bases do Samu e 62 ambulâncias, sendo 50 de suporte básico e 12 de suporte avançado, além de oito motolâncias, duas ambulanchas e uma Central de Regulação em operação.
A rede atende dez municípios, totalizando mais de 3 milhões de habitantes da região metropolitana. Atualmente, faz parte desse serviço pré-hospitalar móvel um efetivo de 1.153 profissionais, que desempenham as funções na Central de Regulação das Urgências, Bases Descentralizadas e Unidades Móveis.
Secom: PMS
Foto: Noel Tavares