Na manhã desta terça-feira (3), a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), por meio da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA), realizou o primeiro encontro “Saúde nos Bairros – Trocando Conhecimentos”. O evento, ocorrido na Escola de Saúde Pública de Salvador, no Comércio, reuniu profissionais envolvidos no atendimento ao público com o objetivo de qualificar os serviços prestados pelo programa.
A diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Daniela Alcântara, destacou a importância da qualificação dos profissionais da saúde no atendimento ao público, para que saibam agir e realizar uma escuta atenciosa junto ao usuário.
“Essa é uma oportunidade de trocarmos conhecimentos, de avaliarmos como têm sido feitos os nossos atendimentos nesse período. É um momento para que as pessoas apresentem sugestões diante das dificuldades que enfrentam no dia a dia, e isso nos permite qualificar o processo como um todo. O mais importante é sempre o acolhimento do usuário, para que ele possa, ainda que não imediatamente, ter sua necessidade atendida em uma oportunidade futura”, disse.
A mediadora do evento e assessora da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Alone Silva, destacou que encontros como esse são fundamentais para estimular uma postura mais proativa e reflexiva em relação ao trabalho realizado. “Essas oportunidades nos tiram de uma zona de comodismo e ampliam nosso olhar sobre a importância do que fazemos. Estamos incentivando os colegas a refletirem sobre o valor do cuidado, do carinho, da atenção e da responsabilidade nas ações, além da importância do contato humano. A humanização no atendimento ao público do SUS é o principal foco”, explicou.
A coordenadora do Distrito Sanitário de Brotas, Anelita Santana, participou do evento e ressaltou seu otimismo em relação ao futuro. “Vejo esse encontro como um crescimento positivo, pois amplia o acesso à saúde para os usuários. É sempre bom ser ouvida e também ouvir, fazer essa troca de experiências”, destacou.
Saúde nos Bairros – O programa municipal já realizou cerca de 1,5 milhão de procedimentos, atendendo mais de 600 mil pessoas – considerando que muitos usuários recebem diferentes tipos de atendimento. Além disso, o serviço itinerante já passou por mais de 90 bairros, oferecendo uma alternativa eficiente e acessível para reduzir filas e tempos de espera nas unidades de saúde convencionais.
Atualmente, a iniciativa da Prefeitura de Salvador está disponível no Jardim das Margaridas, próximo à USF, e no bairro de Calabetão, na Rua Alcântara, em frente ao campo de futebol, até esta sexta-feira (6). Em Sete de Abril, o atendimento ocorre na quadra de esportes da Rua Felícia até o próximo dia 13. No local, os interessados podem realizar consultas médicas, vacinação, exames laboratoriais e de imagem. Para acessar os serviços, é necessário apresentar o Cartão SUS, RG e, se for o caso, a guia para exames.
Secom: PMS
Foto: Otávio Santos/Secom PMS