A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, neste sábado (30), o resultado final das 151.179 mil vagas do Programa Educar para Trabalhar. Os candidatos classificados terão as matrículas realizadas, de forma automática, até o dia 7 de novembro, mas, caso seja necessário o envio de documentos ou informações, o candidato classificado terá cinco dias corridos para o envio à SEC, a partir da data da solicitação. O início das aulas será no dia 8 de novembro (1ª Entrada) e 7 de fevereiro de 2022 (2ª Entrada).
Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, a ação promove o fortalecimento das políticas públicas da qualificação dos estudantes para o mundo do trabalho. “O governo do Estado não mede esforços para proporcionar, de forma mais inclusiva possível, uma escola-cidadã em todo o Estado”.
Durante o ano de 2021, o Educar para Trabalhar ofertou 200 mil vagas. Nesta nova etapa, as ofertas são para 43 cursos de 10 Eixos Tecnológicos, na modalidade Educação à Distância (EAD), de Formação Inicial e Continuada (FIC). A iniciativa integra as políticas públicas de assistência estudantil do Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário. O objetivo é promover a qualificação profissional dos estudantes, oferecendo oportunidades de aprendizagens e maiores condições de inserção no mundo do trabalho, conforme as demandas dos setores produtivos dos Territórios de Identidade da Bahia.
Sobre os cursos
Os cursos terão duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A previsão é que as vagas sejam preenchidas por 2.656 turmas, com diversos cursos, dentre os quais os de Administrador de Banco de Dados; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Assistente Financeiro; Cerimonialista; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Organizador de Eventos e Produtor Cultural.
Foto: SEC/GovBa