Guarda Civil de Salvador desarticula esquema de furto e receptação de cabos

Uma operação coordenada pela Diretoria de Segurança e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e diversos órgãos municipais, desarticulou um esquema de furto e receptação de cabos em ferros-velhos de Salvador, nesta quinta-feira (21).

A ação resultou com interdição de quatro ferros-velhos clandestinos, cinco notificações para regularizar documentos e remover materiais, quatro autos de infração, além de apreensões de fios, cabos, 12 big bags de material reciclável, quatro balanças de precisão, 10 carcaças de aparelhos celulares e três facas.

A Vigilância Sanitária também realizou a desratização e controle vetorial de dois estabelecimentos, através de intervenção química, depois de constatar o risco à saúde pública.

A operação aconteceu nas localidades da Gamboa, Baixa de Sapateiros e Nazaré. A atuação envolveu também a participação das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop), Diretoria de Iluminação (Dsip), Vigilância Sanitária, Transalvador, Polícias Civil e Militar, Coelba, empresas de telecomunicações e Prefeitura-Bairro do Pelourinho.

“Essa era uma operação que venho desenhando há algum tempo e hoje foi o momento de unir forças para fazer acontecer. É com ações efetivas como essa que conseguimos coibir os delitos de furtos de fios, um crime que tanto vem causando prejuízos para nossa cidade. A nossa integração com a SSP-BA está sendo fundamental e muito importante para continuarmos trabalhando juntos na intensificação dessas operações. A Guarda Municipal sai com um saldo superpositivo dessa operação, e vamos atuando com toda energia para coibir essas ações delituosas”, ressaltou Maurício Lima, diretor de Segurança e Prevenção a Violência da Guarda Municipal.

Prejuízos – Até outubro deste ano, o prejuízo com os furtos decorrentes desses delitos para a Prefeitura de Salvador já alcança R$ 2,2 milhões, superando os R$ 2 milhões registrados em todo o ano de 2023. Mais de 32 mil metros de cabos precisaram ser repostos, impactando diretamente na segurança e na qualidade de vida da população.

Secom: PMS

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *