Confira estratégia de vacinação contra Covid-19 em Salvador nesta quarta (3)

A Prefeitura realiza, hoje (3), a Operação Queima de Estoque na vacinação contra a Covid-19 em Salvador. Nessa primeira etapa, todos os pontos fixos e drive-thrus realizarão o mutirão da 1ª dose para as pessoas com 18 anos ou mais que estão com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (www.saude.salvador.ba.gov.br), mas que ainda não deram início ao esquema vacinal.

A aplicação da 1ª dose também segue para os adolescentes das escolas públicas municipais. Haverá, ainda, mutirão para os indivíduos que estão habilitados para receber a 2ª dose da CoronaVac com a data de reforço programada para até o dia 7 de novembro de 2021.

Para as pessoas que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS promove o acesso à 2ª dose por meio de agendamento prévio no site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br. Após o agendamento, o usuário deverá levar no dia e horário marcados, obrigatoriamente, original e cópia do Cartão SUS, comprovante de residência (local onde reside), cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Nesta quarta-feira (3) só serão contemplados os públicos citados acima. Os demais públicos habilitados para vacinação contra Covid-19 serão atendidos no decorrer da semana.

Confira a programação desta quarta-feira (3):

REPESCAGEM DAS PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS E 2ª DOSE CORONAVAC: 8h às 16h

Drive-thru: Uninassau (Avenida ACM).

Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Itapuã, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Úrsula Catharino (Garcia), USF Estrada das Barreiras, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), UBS Castelo Branco, UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Mario Andrea (Sete Portas) e UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio).
[16:08, 02/11/2021] Luciana Ascom Prefeitura: Ações de Salvador no combate às mudanças climáticas são apresentadas na COP26

Fotos: Divulgação

As ações realizadas pela capital baiana nos últimos anos, referentes à preservação do meio ambiente e combate aos efeitos das mudanças climáticas, foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (2), durante um dos painéis da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que ocorre em Glasgow, na Escócia. O momento reuniu gestores de diversas cidades do mundo para discutir o tema “As cidades da América Latina e Regiões do Caribe em direção ao financiamento, baixo carbono e desenvolvimento multinível resiliente”.

Na ocasião, o prefeito de Salvador ressaltou que a crise climática já é uma realidade em todo o mundo e os efeitos, como as altas temperaturas e o excesso de chuvas, se tornaram desafios diários para os gestores municipais. Preocupada com o cenário, a cidade foi uma das primeiras da América Latina a assinar o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, em 2017, promovido pela União Europeia na versão latino-americana.

No caso da capital baiana, as ações realizadas para enfrentamento a esta situação envolvem, principalmente, a elaboração do Plano de Ação Climática de Salvador, que deverá se tornar uma lei municipal. Financiado pelo BID e construído em parceria com instituições como o C40 e a GIZ, o plano possui uma série de eixos, com planejamento e metas, no sentido de reduzir os efeitos das mudanças no clima. Foram citadas, ainda, iniciativas como os programas Salvador Solar e Capital da Mata Atlântica, além da Estratégia de Resiliência de Salvador, dentre outras.

“Também temos outros projetos para tirar do papel. Estamos aqui fazendo ainda uma articulação, com o objetivo de buscar recursos para que, em 2049, quando a cidade completar 500 anos, consiga zerar a emissão de carbono. Salvador está preocupada com o presente, mas enxergando lá na frente para ter um futuro melhor”, declarou Bruno Reis.

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *