Nada mais fiel do que a arte para traduzir a identidade de um povo. Nesta sexta-feira (29), foi aberto o Showroom do Artesanato Referência Bahia Original 2024, que reúne mais de 1,5 mil itens produzidos por artesãos de oito territórios identitários da Bahia. Bolsas, biojoias, cerâmica, artigos de decoração e uma infinidade de peças que retratam o folclore e a religiosidade do povo baiano estarão sendo comercializados no Shopping Barra, piso L3, até o final de janeiro de 2025. A mostra é resultado de parceria entre o Sebrae Bahia e o Sistema Faeb/Senar.
A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Tatiana Martins, explica que o projeto teve origem em 2013. “O espaço é o resultado da consultoria que nós desenvolvemos com os artesãos ao longo de todo o ano e desde o início mantemos essa parceria com o shopping center”, explica. Segundo ela, a loja comercializa produtos de cerca de 100 unidades produtivas que estão localizadas nos oito territórios identitários do estado.
Tatiana Martins frisa que o espaço não apenas revela a riqueza cultural do artesanato baiano para quem reside e visita Salvador, mas também é uma oportunidade de comercialização e geração de renda para esses profissionais a partir da escoação dos produtos. Segundo ela, as artesãs atuam na loja como vendedoras e a atividade já gerou oito edições do livro que retrata essa atividade. A publicação de 2024 foi lançada em Salvador durante a e-Agro, no início de novembro, intitulada “Piaçava pelo olhar artesão”, que também possui versão digital.
“Como é um espaço temporário, muitos clientes ficam esperando a abertura da loja para comprar seus presentes de Natal. Há também pessoas que moram em outras cidades baianas e visitam Salvador nesta época e vêm aqui comprar nossos artigos, sem falar nos turistas de outros estados e países, sobretudo aqueles que aportam na capital baiana durante a temporada dos navios”, explica a gestora.
O Showroom do Artesanato Referência Bahia Original 2024 oferece cerâmica de Maragojipinho, rendas de Saubara, cestaria de piaçava de Ituberá, peças feitas com couro de tilápia (carteiras, agendas, porta-moedas, dentre outros) e artigos variados de crochê. Há artefatos feitos com palha de coqueiro, cerâmica, fibras, madeira, osso e outros materiais. Tatiana Martins aponta que um dos destaques do showroom são os produtos religiosos, sejam os relacionados às religiões de matriz africana ou os de cunho cristão. Há inúmeras peças que retratam orixás e santos católicos, em variados materiais, formatos e tamanhos.
Desde menina
Pela primeira vez Eliana Santos Dias, de 59 anos, está participando da equipe de artesãs que comercializam seus produtos no Bahia Original. Natural de Salvador, ela teve o primeiro contato com o crochê aos 7 anos de idade, quando aprendeu a pintar em tecido e a fazer os primeiros trabalhos. Atualmente, trabalha com a irmã, Eliene Santos Dias, na Oficina das Cores, onde produzem peças artesanais a partir de costura criativa, crochê, macramê, dentre outras técnicas.
“É a primeira vez aqui no Bahia Original e eu trouxe para o espaço bolsas, organizadores femininos, nécessaires, dentre outros produtos de crochê. A experiência está sendo ótima. Espero retornar outras vezes”, comentou.
ML Comunicação/Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia
Foto: divulgação