Wilson Cardoso confiante na eleição da UPB

A disputa pela presidência da União das Prefeituras da Bahia – UPB, parece estar chegando ao seu afunilamento. A eleição deve acontecer em fevereiro de 2025. Esta semana ocorreu uma reunião envolvendo dois prefeitos do PSD, interessados no cargo e o martelo está para ser batido na direção para a sigla indicar apenas um para o pleito. Na disputa, Phelipe Brito, prefeito de Ituaçu e Augusto Castro, prefeito de Itabuna. O prefeito da cidade do sudoeste baiano deixa transparecer que deve continuar na briga, pois afirma contar com 190 prefeitos.

Mas a briga pelo comando da UPB não se resume ao PSD, pois o PSB está forte na disputa através de Wilson Cardoso, indo para o quarto mandato como prefeito de Andaraí e finalizando o quarto mandato como presidente do Consórcio Chapada Forte. O veterano na política afirma não desistir da UPB. Na eleição passada para comandar a Casa, Wilson era presidente da Federação dos Consórcios da Bahia – FECBAHIA e seria reeleito por aclamação.

Por causa de um acordo, Wilson desistiu da eleição e Thiancle Araujo, prefeito de Castro Alves, assumiu a presidência da FECBAHIA, além de ser presidente do Consórcio do Recôncavo. Esse acordo também contemplou a chegada de Quinho, prefeito de Belo Campo, a presidência da UPB.

Nessa costura, Wilson Cardoso, seria candidato único para presidir a UPB em 2025, porém Phelipe Brito, deseja o cargo e Wilson contesta. “Na minha visão, a eleição para a UPB está consolidada porque existe um sentimento de prefeitos, prefeitas e do governo que o nome é o meu e se depender de mim nunca vai ter bate chapa”, revela.

A prefeito de Andaraí, afirmou ainda contar com o apoio do governador Jerônimo, do chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa, além dos senadores Wagner e Otto. “Phelipe tá pensando que tá numa mesa de Póquer. Para ele, ter 190 prefeitos, a Bahia teria que ter mais de 500 municípios: eu já tenho 296 assinaturas. Para mudar esse quadro, ele vai ter que pegar os distritos e municipalizar”, ironiza Wilson Cardoso.

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *