Alagoinhas: Pré-jornada pedagógica planeja ações para o ano letivo de 2025

Com o objetivo de planejar o trabalho pedagógico a ser executado no ano letivo de 2025, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta terça-feira, 21, a Pré-jornada Pedagógica, que reuniu 200 gestores, vice-gestores e coordenadores das unidades escolares da rede municipal.

Durante o encontro, os educadores foram divididos em quatro grupos, de acordo com a localização geográfica e com os contextos social e cultural das escolas e creches. Uma das principais discussões foi sobre o tema central do ano de 2025. O tema proposto pela Seduc – “Alagodé – educação nascente, saberes, fazeres, sabores, gentes” – foi apresentado ao grupo de gestores, que tiveram a oportunidade de se manifestar, trazendo as vivências e o cotidiano de cada escola para agregar e enriquecer a proposta inicial.

Rita Bastos, secretária de Educação, explicou que a partir do tema proposto, é possível traçar os caminhos que conduzirão as ações ao longo do ano letivo, considerando não só a palavra “Alagodé” em si, mas, sobretudo, seu significado e suas possibilidades de diálogos, reflexões e criações.

“Contamos com todos para resgatarmos nossa memória histórica e ancestral e, juntos, promovermos um currículo que acolha, amplie as possibilidades de aprendizagem e atenda a multirreferencialidade dos estudantes que acessam nossas escolas públicas municipais. Nessa linha de intencionalidades, vamos traçando nossa trajetória sem perder de vista aquilo que nos une, que nos identifica culturalmente, que nos torna um coletivo”, afirmou a secretária.

Além de desenvolverem as propostas pedagógicas para o novo ano, os participantes também fizeram uma avaliação do que foi executado no ano anterior. Este é um dos propósitos do encontro, conforme apontou Cristiana Ferreira, diretora pedagógica da Seduc.

“Uma das primeiras tarefas é fazer um panorama de 2024, pensando na dimensão pedagógica, na dimensão administrativa e na dimensão de infraestrutura. Queremos pensar no que fizemos, tanto no que deu certo e no que não deu e identificar as potencialidades que tivemos e que podem se desdobrar para 2025”, comenta Cristiane.

Educadora há 20 anos, Georgina Lopes está com ótimas expectativas para as atividades deste ano. Como gestora da Escola Marco Maciel, ela espera contar com a parceria e o suporte da equipe da Seduc e elogia o fato de os gestores terem participação ativa na elaboração dos planos de trabalho.

“Eu acho muito interessante porque você se vê parte do processo, vai construir junto com a equipe; então, o processo vai fluir melhor, de acordo com a realidade de cada unidade escolar”, avalia Georgina.

O que foi construído neste encontro será levado à Jornada Pedagógica 2025, que terá a participação de um grupo mais amplo, incluindo todos os professores da rede municipal.

Secom: PMA

Foto: Roberto Fonseca/PMA

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