Irará, é um município localizado a cerca de 135 Km de Salvador e vive basicamente da agricultura e do comércio. É uma espécie de misto econômico: população composta, principalmente por trabalhadores rurais, jovens ativos, aposentados e também aqueles que atuam nos setores do comércio e de serviços. Durante a pandemia da Covid-19, a população ficou apreensiva, mas as autoridades locais tomaram as medidas necessárias para evitar o caus e nesse contexto, foi preciso a sensibilidade dos políticos e do povo.
Com atuação forte na cidade, o vereador Joelson Dantas – PSB, disse que o momento realmente foi delicado. “Tive Covid duas vezes por conta das agendas apertadas e constantes, mas não paramos de atender o povo. A Câmara funcionou em regime diferenciando, respeitando os protocolos da OMS”, completa. A cidade com 30 mil habitantes, sendo 22 mil eleitores , conta com 11 vereadores: Joelson Dantas, base do prefeito Derivaldo Pinto – PT, foi eleito com 499 votos. Como forma de atuação, o parlamentar trabalha com projetos idealistas, com foco na agricultura, meio ambiente e desenvolvimento.
Dentre os seus projetos e outros com grandes chances de serem aprovados na Câmara, está o que cria o parlamento jovem. A ideia é despertar a política e o compromisso com a cidadania na população mais nova e assim promover uma sociedade mais justa. Também está em tramitação, o projeto que institui a “Semana da Cultura Evangélica”. A valorização da atividade física no município veio através da aprovação do projeto que considera a atividade como essencial para a boa saúde.
Fruto dessa luta pelo desenvolvimento de Irará, com intervenção do vereador Joelson Dantas, a Associação Rural do Cruzeiro recebeu um trator equipado com implementos agrícolas. A dedicação do parlamentar também contribuiu para a realização do mutirão de saúde clínica e oftalmológica, além da promoção de cerca de 35 cursos gratuitos para a juventude. A atuação do político impulsionou o processo de transparência na Câmara de Vereadores e pela primeira vez na sua história, o parlamento de Irará prestou contas a população. Agora, a Mesa Diretora se esforça para dar um outro grande salto: construir uma nova sede para a Câmara de Vereadores.
Ainda com o apoio do vereador Irará sediou no dia 31 de outubro, o Primeiro Encontro Antigomobilismo como forma de promover cidadania e geração de renda na cidade. O evento contou com a exposição de 200 carros antigos, de várias cidades e contribuiu para o fortalecimento da economia local, através da comercialização de produtos da agricultura familiar, cerâmica e culinária típica da terra como beijo e farinha. “Luto pela formação do Conselho da Juventude do Município, dos órgãos de apoio a criança e do adolescente e também pela ações de enfrentamento à violência inserindo o esporte, a música e a arte que são instrumentos de transformação e inclusão social”, encerra o vereador Joelson Dantas.
Foto: divulgação