Reunião discute ampliação do acolhimento às famílias atípicas de Camaçari

Com objetivo de discutir e fortalecer as políticas públicas voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência, especialmente aquelas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA), um importante encontro, que contou com a participação de uma comissão de mães atípicas, ocorreu na segunda-feira (7), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov).

A reunião, que visa, ainda, ampliar o apoio à inclusão social e educação dessas famílias, teve a presença do prefeito Luiz Caetano; da titular da Secretaria de Saúde (Sesau), Rosângela Almeida; e do coordenador da Gerência de Serviço à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Fredson Soares.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano destacou a sensibilidade do governo em lidar com essa pauta importante. “Estivemos com as mães atípicas para que, cada vez mais, possamos ajudar a organizar e melhorar o atendimento, tanto no aspecto da saúde quanto na educação. Estamos juntos no sentido de garantir apoio e um bom atendimento”, afirmou o chefe do Executivo.

A gestora da Saúde, Rosângela Almeida, reafirmou o compromisso da gestão em expandir os serviços de saúde voltados a esse público. “Estamos comprometidos com a ampliação dos serviços, tanto na atenção básica quanto nos centros especializados, para acolher a todos, incluindo as famílias atípicas”, afirmou.

Atualmente, integrando a rede especializada, Camaçari conta com o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) e o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), ambos com uma equipe multiprofissional para atender às necessidades da comunidade. “Nosso compromisso é qualificar ainda mais e ampliar o acesso a esses serviços”, completou a secretária.

Fredson Soares, coordenador da Gedef, enfatizou a relevância da reunião, especialmente no que tange à pessoa com deficiência (PcD) e, em particular, às pessoas com TEA. “Essa reunião foi de extrema importância, pois tratamos de uma demanda crescente em Camaçari. O público com espectro autista está em crescimento, e estamos juntos na Caminhada da Conscientização Sobre o Autismo, evento que será realizado no dia 12 de abril, para mostrar que sem respeito não há inclusão”, afirmou.

Integrante do Grupo Família Autista, Ivana Reis, mãe de Robson dos Santos, diagnosticado com TEA, também compartilhou sua visão sobre o encontro. “O objetivo foi trazer à tona a caminhada que faremos no próximo dia 12, e aproveitar a oportunidade para apresentar as demandas do segmento, especialmente em relação à educação e à saúde. Na minha avaliação, a reunião foi super produtiva”, pontuou.

Mais detalhes sobre a Caminhada da Conscientização Sobre o Autismo, evento que acontece com apoio da Prefeitura de Camaçari, será divulgado em breve. 

O encontro, também, contou com a presença dos vereadores Tagner Cerqueira e Neidinha Muniz.

Dir. de Com./PMC

Foto: divulgação/PMC

Foto Juliano Sarraf/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *