Vila da Páscoa promove integração e fortalecimento de vínculos em Alagoinhas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) está promovendo uma série de atividades de convivência dentro da programação da Páscoa Social. O objetivo é reunir os beneficiários dos programas, projetos e serviços voltados à promoção e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Alagoinhas.

Ao longo de todo o mês de abril, crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do CCPI têm participado das ações promovidas pelas equipes da Sedes. “Começamos as atividades da Vila da Páscoa no CRAS do Mangalô. Essa é uma iniciativa que realizamos anualmente, como parte da proteção social básica oferecida no município, envolvendo grupos intergeracionais. É um momento de integração e também de lazer”, explicou a diretora de Proteção Social da Sedes, Leidiane Moraes Rocha.

A coordenadora do CRAS do Riacho da Guia, Liliane Pereira Rocha, ressaltou que os participantes se envolveram ativamente na preparação da celebração. “Dentro de cada serviço, os grupos desenvolveram as atividades planejadas: confeccionaram máscaras, produziram quadros com coelhinhos, aventais e passadeiras. Essa interação fortalece os laços entre os participantes e seguimos tudo o que foi organizado coletivamente”, afirmou.

Segundo a coordenadora do CRAS do Mangalô, Ariana Souza, a celebração da Páscoa é um momento anual de união e participação. “É uma data muito especial, proporcionada pela Prefeitura de Alagoinhas a todas as comunidades, trazendo esperança e simbolizando, da melhor forma, a ressurreição de Jesus Cristo. Este ano, além da entrega de ovos de Páscoa, tivemos apresentações artísticas, o que tornou a celebração ainda mais marcante”, disse.

Para a dona de casa, Jocélia Santos de Jesus, a confraternização foi especialmente significativa por promover a interação entre os moradores da região. “Meu filho participa do CRAS do Mangalô, e aqui encontramos um espaço de acolhimento. Descobrimos recentemente que ele tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e, com as atividades em grupo, ele tem melhorado bastante”, contou.

A orientadora social do CRAS do Riacho da Guia, Simeia de Almeida da Silva, relatou que os grupos passaram os últimos dez dias organizando a festa. “Recebemos apoio de todos, e vimos que o esforço valeu a pena. A festa foi linda, com apresentações de corais e diversas atividades feitas pelos grupos atendidos”, celebrou.

A lavradora, Maria da Conceição Oliveira, de 60 anos, que participa do grupo de mulheres do CRAS Mangalô, compartilhou como as atividades do centro já fazem parte de sua rotina. “Frequento há muitos anos e não me vejo fora daqui. As ações são muito importantes, pois aprendemos sobre o mundo, sobre a vida, e também nos divertimos nas festas. Eu tinha problemas de memória, mas com a participação constante aqui, sinto que melhorei muito”, destacou.

Programação da Vila da Páscoa da Sedes
• 07/04/2025 – CRAS do Mangalô – 13h30
• 08/04/2025 – CRAS de Boa União – 13h30
• 09/04/2025 – CRAS de Riacho da Guia – 13h30
• 10/04/2025 – CRAS da Praça do CÉU – 13h30
• 11/04/2025 – CRAS de Nova Brasília – 13h30
• 11/04/2025 – Centro de Convivência da Pessoa Idosa – 10h

Secom: PMA

Foto: Roberto Fonseca/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *