Jornalista Amanda Mota faz maratona de relançamentos da obra Nas Trincheiras da Alegria

Livro foi relançado nesta quinta-feira (8), em Santo Antônio de Jesus

A jornalista – agora escritora – Amanda Mota está percorrendo as cidades do interior da Bahia com seu livro de estreia, Nas Trincheiras da Alegria. Esta semana o lançamento foi em Santo Antônio de Jesus. O evento contou com sessão de autógrafos e bate papo com a comunicadora compartilhando o processo de criação da obra. Em junho, a autora planeja novos relançamentos em outras cidades.

O livro Nas Trincheiras da Alegria, lançado em dezembro do ano passado, no Dia Nacional do Forró, embarca rumo às principais cidades do interior para eventos de relançamento. A leitura é um convite para uma imersão em uma das festas mais populares e simbólicas do Brasil: o São João. Apurado por cerca de dois anos, o livro é resultado de uma viagem imersiva da autora em junho de 2023, passando por seis cidades baianas – Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, Alagoinhas, Juazeiro e Senhor do Bonfim – que realizam grandiosos festejos juninos.

 “Meu trabalho de conclusão de curso da faculdade foi um vídeo reportagem sobre o forró. Desde lá, já sonhava com a publicação. Para mim, é muito importante escrever sobre uma das mais ricas expressões culturais do país. E demarcar o merecido espaço para o tema na literatura”, destaca a autora.

Com presença disputada neste período que antecede as celebrações em homenagem aos santos juninos, a escritora já participou da Festa Literária Internacional da Casa do Poeta de Alagoinhas (Flicas) e da primeira edição do Festival de Forró de Amargosa. “Feliz demais em estar participando destes movimentos que celebram e renovam a força da cultura nordestina”, comenta a jornalista anunciando as próximas paradas: Feira do Porto em Cachoeira e Senhor do Bonfim.

Sobre a autora:

Com mais de duas décadas dedicadas ao telejornalismo, a jornalista Amanda Mota é uma profissional reconhecida na comunicação baiana. Atuou por muitos anos na TV Educativa da Bahia e, atualmente, coordena o programa Universo, exibido pela TV Aratu/SBT. Nasceu na capital baiana, mas conviveu desde muito cedo na cidade de Santa Teresinha com a magia junina do interior. “Cresci vivenciando o São João, brincando em volta da fogueira, com muita música, dança e degustando delicias de porta em porta”, conta a escritora feliz por ter transformado memórias em um importante legado coletivo.

Frente & Verso Comunicação Integrada

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *