Prefeitura de Camaçari qualifica profissionais da Rede de Atenção Psicossocial

Nesta terça-feira (5), foi iniciado em Camaçari o curso “Nós na Rede”, promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), voltado à qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A aula inaugural aconteceu na Faculdade Anhanguera.

No município, o curso conta com a participação de 30 profissionais que atuam em diversas unidades e serviços da Secretaria de Saúde (Sesau), incluindo Consultório na Rua, EMulti (Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs). A qualificação contempla profissionais como psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicas de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

A proposta do “Nós na Rede” é formar os profissionais para atuar de forma mais efetiva no cuidado às pessoas em sofrimento mental, com ênfase em dois eixos principais: Acolhimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei; e Atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

A concepção pedagógica do curso fundamenta-se nos princípios da Educação Permanente em Saúde (EPS), entendida como uma estratégia de transformação das práticas e dos modos de organização do trabalho, tendo como ponto de partida as realidades concretas vividas pelas pessoas e pelos serviços. A metodologia utilizada é centrada em práticas ativas.

O curso é ministrado por Milena Marinho, educadora do “Nós na Rede”, que falou sobre o objetivo da qualificação. “A ideia é fortalecer a RAPS por meio da educação permanente dos profissionais de saúde, promovendo práticas alinhadas aos princípios do cuidado em liberdade e da redução de danos. Em todo o Brasil, 42 mil profissionais estão participando”, enfatizou.

A diretora de Média e Alta Complexidade (Dimac) da Sesau, Rucelly Finamori, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso coletivo com a saúde. “Cuidar da saúde exige articulação, escuta e respeito aos diferentes saberes. Além disso, a qualificação é importante por engajar as equipes, promover integração e fortalecer a rede como um todo”, pontuou.

Márcia Cosme, coordenadora de Saúde Mental da Sesau, também ressaltou a relevância do curso “para que possamos estender a visão sobre saúde mental, trazendo um olhar ampliado, em que aquele paciente transita não só pela saúde especializada, mas também de forma integral, como na Atenção Primária e outros serviços”, citou.

Entre as participantes, a enfermeira Jamile Dias, que coordena o SAMU no município, compartilhou sua perspectiva sobre a formação. “Acredito que vai agregar bastante para a melhoria do cuidado com a saúde mental em Camaçari. A partir dos aprendizados, vamos trabalhar para qualificar cada vez mais esta atenção”, disse.

O “Nós na Rede” terá carga horária total de 120 horas, sendo 90 horas de forma online e 30 horas presenciais divididas em cinco encontros. O curso terá duração de cinco meses, estando a finalização prevista para o mês de fevereiro de 2026.

As aulas serão divididas entre os seguintes temas: “O que nos conecta?”; “Reforma Psiquiátrica e a história do presente”; “Atenção psicossocial e desinstitucionalização”; “Racismo, sexismo, LGBTfobia: estigma e outras formas de exclusão”; “Desinstitucionalização na prática”; “Introdução ao tema do álcool e outras drogas”; “Integralidade da atenção e do cuidado às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas”; “Reflexões a partir dos princípios éticos da redução de danos”; “RAPS – trabalho em rede (intra e intersetorial) e a atenção psicossocial”; e “Avaliação dos aprendizados e celebração do percurso educacional”.

Foto: Patrick Abreu/PMC

Diretoria de Comunicação/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *