Alagoinhas realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Entre os dias 5 e 6 de agosto acontece a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES). Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento será realizado na Câmara Municipal de Alagoinhas e tem como objetivo avaliar a Política Nacional de Assistência Social, além de propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo o debate em torno da proteção social.
“Em 60 dias realizamos uma série de conferências e pré-conferências em nossa cidade, e sabemos da importância da realização da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. Esse evento tem caráter deliberativo, ou seja, tem impacto direto na vida das pessoas. É uma honra fazer parte desse processo de acolhimento de quem precisa”, avaliou o secretário da SEDES, João Rabelo, que representou o prefeito Gustavo Carmo e o vice-prefeito Luciano Sérgio na ocasião.
A conferência é aberta à população, que estará representada por cidadãos indicados como delegados, convidados e observadores. No contexto do trabalho da Assistência Social no município, as conferências são espaços democráticos de diálogo e participação popular, reunindo diferentes atores do SUAS para avaliar avanços e propor melhorias, o que resulta no fortalecimento da política de proteção social.
“A conferência é um momento em que a sociedade civil, o poder público, os usuários e todos os trabalhadores do SUAS se unem para discutir, montar propostas e construir políticas públicas voltadas para a assistência social. Esse é um espaço de cuidado especial com o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A assistência social é um direito de todos, e este é um espaço democrático onde a população apresenta suas dificuldades e desafios, para que possamos avançar cada vez mais e ter um SUAS fortalecido”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Alagoinhas, Bárbara de Carvalho Lima, que também representou a sociedade civil e a Pastoral do Menor.
Comemorando os 20 anos do SUAS, as ações discutidas na conferência também serão oportunidades para reafirmar princípios sociais e contribuir com o planejamento futuro da cidade, com base nas demandas atuais e no II Plano Decenal da Assistência Social, vigente até 2026. Representando a SEDES no Conselho, a diretora de Proteção Social, Leidiane Rocha, que também atua como vice-presidente do órgão, informou que as pré-conferências realizadas nos equipamentos (CRAS, CREAS, Pastoral do Menor de Alagoinhas, Centro POP, APAE, Pestalozzi) serviram de base para este novo encontro com a população.
“Convocamos essa conferência a cada dois anos. Trata-se de uma ação obrigatória, e mobilizamos, antecipadamente, nossos assistidos por meio dos nossos equipamentos: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializados para População (centro POP) e da Rede Socioassistencial. As propostas, já discutidas previamente, serão apresentadas aqui dentro de eixos temáticos. Não partiremos do zero, pois as pré-conferências já realizaram essas discussões. Nesta quarta-feira à tarde acontecerá o debate das propostas, e as escolhidas farão parte da nossa Conferência Estadual, que será realizada em dezembro. Também elegeremos os delegados que participarão da etapa estadual”, afirmou Leidiane.
A psicóloga Luana Santos e Santos avaliou a conferência como essencial para o cotidiano dos cidadãos. Segundo ela, o evento é um espaço de aprendizado, escuta e troca de ideias. “É interessante que todos participem, agregando ainda mais conhecimento, até porque o que se discutirá nesses dias refletirá diretamente na população. Ao saber da conferência, convidei colegas de profissão para estarem presentes. Essa é uma discussão que precisa ser de todos”, concluiu.

Confira a programação

Data: 05/08/2025
13h – Credenciamento
14h – Abertura Solene com apresentação cultural (CCPI)
15h – Apresentação da nova estrutura da SEDES
15h20 – Panorama do SUAS no município de Alagoinhas
17h – Encerramento

Data: 06/08/2025
08h – Credenciamento
9h – Encerramento do credenciamento
9h15 – Apresentação cultural: Pastoral do Menor e CRAS Riacho da Guia
9h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h45 – Palestra Magna: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”
10h15 – Debate
10h30 – Organização dos Grupos e apresentação dos painéis temáticos para discussão e elaboração de propostas
Eixos Temáticos: Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades; aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social; gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS e sustentabilidade Financeira e Equidade no cofinanciamento do SUAS.
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Continuação das discussões nos grupos
15h – Apresentação das propostas para debate e aprovação em plenária final
15h30 – Apresentação das moções e votação da plenária
16h – Eleição dos delegados para a Etapa Estadual
17h – Encerramento

Secom: PMA

Foto: divulgação/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *