Camaçari empossa membros do Comitê Técnico de Humanização e Gestão do Trabalho

Camaçari dá mais um passo para fortalecer o cuidado com quem faz e com quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, foram empossados os membros titulares e suplentes do Comitê Técnico de Humanização e Gestão do Trabalho, um espaço de diálogo e ação para valorizar os profissionais de saúde e aprimorar o acolhimento aos usuários. A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira (22), na sede da Faculdade Anhanguera.

O comitê, instituído pela Secretaria de Saúde (Sesau), trata-se de um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, com função consultiva e propositiva, que visa fortalecer a humanização na atenção e na gestão da saúde, buscando fortalecer as relações entre trabalhadores, gestores e usuários em consonância com as políticas Estadual e Nacional de Humanização, conforme publicação na edição n.º 2.669, do Diário Oficial do Município (DOM), através da Portaria nº. 074 de 16 de julho de 2025.

Durante a posse, a subsecretária de Saúde, Gabriela Mendes, relembrou marcos legais que falam das atribuições do SUS. “Em sua premissa, trata exatamente da humanização. Esta é uma luta constante dentro dos processos de trabalho, que inclui ainda o autocuidado e a mudança comportamental. Precisamos enxergar o trabalhador como protagonista desse processo e, para isso, ele precisa se sentir pertencente”, disse.

A Diretora de Planejamento (Diplan) da Sesau, Yvana Karina Silva, que faz parte do comitê como um dos membros titulares, destacou que a instituição do órgão representa um marco. “Discutir a humanização perpassa por diferentes setores. Para além do comitê, é importante também que tenhamos grupos de trabalho em cada unidade, para pautar demandas de forma coletiva. Que possamos fazer um trabalho incrível, tendo como premissa o acolhimento das pessoas”, afirmou.

Titular suplente do comitê, também representando a Diplan, Thaylane Coutinho, que é coordenadora de Gestão de Educação, Trabalho e Humanização em Saúde (COGETHS), pontuou que o colegiado trata-se de um espaço técnico de construção coletiva. “A COGETHS tem justamente o papel de fomentar a criação de colegiados. Este comitê irá discutir e construir coletivamente documentos, protocolos e debates sobre as estratégias de humanização, dentro das políticas Nacional e Estadual de Humanização. A perspectiva é que se torne um órgão interinstitucional”, enfatizou.

Integrante titular do comitê, representando o Conselho Municipal de Saúde de Camaçari (CMSC), Paulo Costa ressaltou a importância da garantia de direitos. “Avançar na saúde se faz entendendo a humanização em todos os níveis, da gestão até a ponta, especialmente na Atenção Básica”, afirmou.

O Comitê Técnico de Humanização e Gestão do Trabalho tem como competências: promoção e fortalecimento da Política Municipal de Humanização (PMH); elaboração de planos de ação; análise de demandas; divulgação da PMH; articulação com diferentes níveis da gestão e segmentos do SUS; promoção de ações de equidade de gênero, raça e valorização e reconhecimento dos trabalhadores do SUS. O espaço tem caráter permanente de dois anos, podendo ser renovado por igual período e quantas vezes forem necessárias.

O órgão tem as seguintes estrutura e composição: um coordenador de reunião, um relator, e dois representantes, sendo um titular e um suplente de cada diretoria/setor. Integram ainda o comitê, representando a Assessoria Técnica, Orlandina do Nascimento (titular) e Maria Zulmira Guimarães (suplente); a Assistência Farmacêutica, Cristiane Almeida (titular) e Érica Sofia Souza (suplente); a Auditoria, Jean Carla de Lima (titular) e José Geraldo Junior (suplente); a Coordenação de Humanização, Maria do Carmo Oliveira (titular) e Márcia Santana (suplente); a Coordenação de Gestão do Trabalho, Neide Bezerra Filha (titular) e Paulla Marques (suplente); o CMSC, Ionara Barreto (suplente).

Também integram o órgão, representando a Diretoria de Atenção Básica, Mariana Aragão (titular) e Fernanda Nassiff (suplente); a Diretoria de Alta e Média Complexidade; Francisleide dos Santos (titular); a Diretoria de Vigilância à Saúde, Aline Santos (titular) e Karla Oliveira (suplente); a Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, Ana Carla Oliveira (titular) e Lúcio Guimarães (suplente); a Diretoria Administrativa e Financeira (DPGF), Fabiana Purificação (titular) e Lucilene Menezes (suplente); a Ouvidoria SUS, Cíntia Dias (titular) e Jane Anjos (suplente); a Policlínica, Andréa Pitta (titular) e Eliel Santos (suplente); e a Saúde Bucal, Fabiana Aragão (titular) e Rafaela da Silva (suplente).

Secom: PMC

Diretoria de Comunicação: PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *