Alagoinhas empossa membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) tomaram posse na última terça-feira, 19, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA). Com o intuito de colaborar na criação e no aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao tema, a entidade passará a ser presidida por Orlando Pereira Filho.

A eleição da nova mesa diretora aconteceu no último dia 11 de agosto. Os novos membros permanecerão à frente do órgão por dois anos, com possibilidade de recondução por mais dois anos. O CMDS será formado no modelo bipartite, composto por 51% de membros da sociedade civil e 49% de representantes do poder público.

“O CMDS existe há quase dez anos e tem um papel fundamental de colaborar e desenvolver a pauta da sustentabilidade no município, seja no incentivo à agricultura familiar, no cuidado com o meio ambiente ou no fortalecimento da sociedade civil organizada. Durante esses anos de criação, as ações ficaram em processo de organização e regulamentação, sendo o conselho mais consultivo. Porém, nossas primeiras missões serão torná-lo também deliberativo e com poder de decisão frente à sociedade”, explica o presidente Orlando Pereira Filho, que também atua na coordenação do setor de comercialização da SDRA.

Segundo Orlando, a SDRA vem trabalhando na busca pela diminuição dos impactos ambientais no município. “Estamos discutindo, por exemplo, a recuperação do Rio Subaúma e das nascentes nas áreas rurais e urbanas. Estamos articulando com a Rede Povos da Mata a certificação orgânica dos produtos, como forma de evitar o uso de químicos na produção agrícola, o que implica diretamente na sustentabilidade. Já trabalhamos nesse sentido na comunidade quilombola do Cangula, incentivando o uso consciente do solo, a cobertura vegetal e a eliminação de queimadas”, destacou.

De acordo com o vice-presidente do CMDS, Luiz César dos Santos, representante da sociedade civil e dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Alagoinhas, um conselho fortalecido terá maior impacto no desenvolvimento de políticas públicas. “Uma das principais propostas que vamos defender é o Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais do município de Alagoinhas. A sociedade civil se organizou, deu as mãos à gestão e estamos juntos para fazer as coisas realmente acontecerem”, afirmou.

Na mesma linha, o secretário da SDRA, Djalma Santos, ressaltou que o conselho servirá como elo entre o governo municipal e as necessidades da população. “Não podemos estar todos os dias nas comunidades, mas as comunidades poderão estar nesse conselho, com sua representação, suas falas e suas demandas. Isso facilitará muito as ações da SDRA. O Conselho e a Secretaria juntos formarão uma parceria forte, porque queremos que o CMDS não seja algo figurativo, mas que desenvolva ações concretas junto ao governo municipal”, finalizou o secretário.

Secom: PMA

Foto: divulgação/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *