Salvador viveu um dia dedicado à prevenção e cuidado com o Super Sábado da Saúde, realizado neste dia 18 de outubro pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A mobilização reuniu três grandes campanhas — Outubro Rosa, Outubro Verde e Multivacinação — em uma ampla ação simultânea, que alcançou milhares de pessoas em toda a cidade.
Durante o Dia D do Outubro Rosa, mais de 8 mil agendas foram disponibilizadas em toda a rede municipal de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. As marcações foram abertas às 8h e seguiram dentro da normalidade, registrando 90% de ocupação geral ao final do dia — sendo 94% para exames e 84% para consultas.
No âmbito do Outubro Verde, a mobilização na Praça João Martins, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário, realizou 270 testes rápidos para sífilis e HIV em 135 pessoas. Quatorze pessoas testaram positivo para sífilis, das quais 9 homens e 5 mulheres. Todos foram devidamente encaminhados para acompanhamento e tratamento pela rede municipal.
Já o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação teve forte adesão das famílias, com 4.990 pessoas imunizadas. A iniciativa reforça o compromisso da SMS em ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, garantindo proteção contra doenças imunopreveníveis.
“O Super Sábado da Saúde foi marcado pelo engajamento das equipes e envolvimento da população, que aproveitou o fim de semana para colocar a saúde em dia. Agradecemos a todos os profissionais que atuaram com dedicação, acolhimento e compromisso, fazendo da mobilização um verdadeiro sucesso. Com informação, cuidado e trabalho em equipe, Salvador segue avançando na construção de uma cidade mais saudável e protegida”, destacou o secretário de Saúde, Rodrigo Alves.
Secom: PMS
Foto: Noel Tavares