A estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para ampliar o acesso à prevenção durante o Carnaval de Salvador já apresenta resultados expressivos. Nos quatro primeiros dias oficiais da festa, o número de testes rápidos realizados por meio do projeto Fique Sabendo cresceu 80% em comparação ao mesmo período do ano passado, fortalecendo o diagnóstico precoce e ampliando o acesso ao cuidado.
Entre quinta-feira (12) e domingo (15), foram realizados 6.128 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, frente aos 3.408 registrados no mesmo período de 2025. O número de pessoas testadas também praticamente dobrou: 1.532 usuários em 2026, contra 852 no ano anterior.
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, destaca que o crescimento reflete maior adesão da população às ações de prevenção e o fortalecimento da estratégia de levar o serviço diretamente aos circuitos da festa. “Ampliar a testagem significa ampliar oportunidades de diagnóstico precoce e interromper cadeias de transmissão. Nosso foco é facilitar o acesso e garantir acolhimento e encaminhamento imediato”, afirmou.
Com o aumento da oferta e da procura pelos testes, houve também crescimento no número de diagnósticos — movimento esperado quando mais pessoas passam a ter acesso ao exame. Os casos positivos de sífilis passaram de 140 para 200; os de HIV, de 11 para 20; os de hepatite B aumentaram de 4 para 6; e os de hepatite C permaneceram em 9 registros em ambos os anos. No total, os diagnósticos positivos subiram de 164 em 2025 para 235 em 2026.
Entre as pessoas diagnosticadas com sífilis, 56 já iniciaram o tratamento imediato com penicilina nos próprios módulos do Fique Sabendo, garantindo intervenção precoce e contribuindo para a redução da transmissão. Nos demais casos, os usuários deixam o local com encaminhamento assegurado e consulta agendada na rede municipal de saúde, fortalecendo a continuidade do cuidado.
Os módulos funcionam das 9h às 21h, na Praça da Piedade (Circuito Osmar), e das 10h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra (Circuito Dodô).
